TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Belo Segundo Platão

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

O Belo Segundo Platão

Introdução

No inicio do século XIX , as teorias estéticas apresantavam um balanço bastante honroso em relação as teorias que se sucederam. Neste texto voltaresmos um pouco para antiguidade e analisaremos o pensamento de Platão acerca do Belo.

Desenvolvimento

Platão na obra Ipías Maior faz a seguinte pergunta , o que é o Belo?

Platão vai dizer que o Belo não pode ser um simples atributo de um objecto, que o possa assinalar na realidade. Diz Platão: “Existe um belo em si que orna todas as coisas e as faz parece belas, quando essa forma a elas foi acrescentada”. Temos aqui então a teoria das ideias do mundo inteligível de Platão.

No mundo sensível há apenas sobras daquilo que é verdadeiro e universal no mundo das ideias. Portanto o Belo não pde ser encontrado no mundo sensível, mas no mundo inteligivel, no mundo da ideias.

Para podermos comprender como Platão encarava o Belo, temos que antes de mais perceber como ele encarava a arte. Platão atribuia a arte um caracter pedagógico no interior da cidade ideial, mas como Platão desconfiava muito da arte e dos artistas, o seu críteiro de seceleção era muito rigoroso; o problema central, do críteiros que ele utilizava é que o críteiros estavam ligados a exigências morais e não a exigências artistica e estéticas. Segundo ele a música merece todas as honras , porque ela baseasse numa harmonia aritimétrica, numa harmonia matemática. Já sobre a Poesia, ele dizia que ela era admitida somente quando ela honrava os deuses e as pessoas do Bem. E todos aqueles que cantam o prazer e a dor devem ser excluidos da sua cidade ideal, mas Platão direcionava uma grande crítica as artes da imitação, ele criticava muito a secção da imitação, esse principio da imitação enquanto modelo pra a arte e a grande arte que ele criticava desta forma era a poesia. Tanto que ele chegou a censurar as leituras de Omero por exemplo, porque os deuses em Omero imitavam o comportamento dos humanos. Os deuses possuiam as mesmas paixões e emoções que os humanos possuiam. A forma dramática da comédia e da tragedia supoe a imitação como base, por isso que ele dizia que era necessario substituir a foma dramática pela narrativa pura; a intenção de Platão era clara, era substituir a arte pela autoridade da filosofia, porque somente um filósofo sabe o que é melhor para cidade ideal , somente um filósofo sabe dicernir entre o justo e o imjusto. Mas claro filosofia e arte segundo Platão eram campos de conhecimentos diferentes, enqunto a arte estava ligada ao sensível, as paixões, as emoções; a filosofia estava ligada ao inteligivel, as ideias ,a verdade, a universal, por isso a relação entre ambas é de sujeição, a arte esta a serviço da filosofia e na medida que um filosofo ele se identifica com um político, a arte também esta submetida a pólice, a política. E em ultima análise podemos dizer que Platão respeita a beleza, mas desconfia da arte, porque a arte tem como base a imitação. Para Platão a arte é apenas uma cópia deste mundo ideal, então a verdade esta vinculada a este mundo inreal.

Aristóteles , aluno e crítico de Platão, crítica a teoria das ideias e defende a imitação, que fora críticada por platão. Aristóteles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com