TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE CAPELANIA

Por:   •  28/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  12.556 Palavras (51 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 51

[pic 2]


[pic 3][pic 4]

[pic 5]

      UNIDADE I

  1. -CAPELANIA BÁSICA

UNIDADE II

  1. -CAPELANIA SOCIAL

UNIDADE III

  1. -CAPELANIA ECLESIASTICA

UNIDADE IV

  1. -CAPELANIA HOSPITALAR
  2. - O COMPORTAMENTO DE UM CAPELÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR
  3. -COMO CAPELÃO O QUE DEVO FAZER EM VISITA HOSPITALAR
  4. -COMO CAPELÃO O QUE NÃO DEVO FAZER EM VISITA HOSPITALAR
  5. -P ACIENTES TEMINAIS
  6. –ORAÇÃO NOS HOSPITAIS

UNIDADE V

1.1-CAPELANIA PRISIONAL

      UNIDADE VI

1.1-VOLUNTARIADO

      UNIDADE VII

1.1-DIREITOS E DEVERES DE UM CAPELÃO

1.2-ALGUMAS LEIS GERAIS

1.3- LEIS ESTADUAIS

APRESENTAÇÃO

A Associação Beneficente de Capelania Social – ABECAS, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 15 de setembro de 2010, que nasceu com o intuito de promover a Capelania de Ação Social, obedecendo aos mandamentos do Senhor Jesus Cristo, conforme o que determina em Mateus 25:34-36 e Atos 2:42. Localizada na Rua Nova Primeira, nº 567 – Bairro da Condor, Belém do Pará.

NOSSO LEMA:

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo”

(Mateus 22:29)

   

FINALIDADES DA ABECAS:

  • AÇÃO SOCIAL: resgatar e reinserir pessoas dependentes químicos e em situação de rua, segundo os princípios realizados pelo capelão dentro da prioridade social “... e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42)  e “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.” (Mateus 25:34-36);
  • EDUCAÇÃO: Articular com os seguimentos voltados para a educação na promoção de cursos, palestras e oficinas não só para as pessoas atendidas pela ABECAS, mas também para seus associados a fim de realizar um melhor atendimento cristão, social e humanitário;
  • SAÚDE: Articular com os seguimentos voltados para a área da saúde pública, a fim de atender as necessidades de saúde das pessoas atendidas pela ABECAS. Contribuindo para uma melhor qualidade de vida;
  • CURSOS PROFISSIONALIZANTES: Estabelecer parcerias e convênios para desenvolver a capacitação profissional de pessoas atendidas pelo ABECAS, visando recolocá-las no mercado de trabalho;
  • EMPREGOS: Articular com os seguimentos do comércio local, a fim de encaminhar as pessoas que foram atendidas, recuperadas e reinseridas pela ABECAS. Contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

*Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer formas e/ou quaisquer meios ( eletrônicos, fotocopias e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da ABECAS.

UNIDADE I

CAPELANIA BÁSICA

VOCAÇÃO DA CAPELANIA

Todo cristão é vocacionado tendo a missão de testemunhar e pregar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, porém a pessoa precisa saber como. Assim também é na capelania, existem várias áreas de atuação e cada pessoa tem aptidões para uma ou mais áreas. (Mateus 28:18-20 / A Grande Comissão)

O aluno de capelania precisa fazer-se algumas perguntas:

  • Porque estou participando desse curso?
  • Pretendo ser capelão?
  • Tenho “compaixão” pelos necessitados?
  • Na Capelania o que mais me atrai?

CAPELANIA PRISIONAL, SOCIAL, HOSPITALAR, INFANTIL, MILITAR, FAMILIAR, ECLESIÁSTICA, ESTUDANTIL E OUTRAS...

O QUE SIGNIFICA CAPELANIA?

É a prática do ofício realizado pelo capelão.

A Capelania é uma atividade do Capelão, oferecendo oportunidade de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios éticos - cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

É uma área do evangelismo que atinge sua total atuação nos serviços sociais e instituições pública e privada, permitindo ao pastor, evangelistas e obreiros livre acesso a prisões, hospitais, creches, escolas, orfanatos e outros. O “status” de capelão facilita o trânsito nestes locais, expandindo o evangelho para áreas ainda não atingidas. Porém, em primeiro lugar, o capelão deve ter o objetivo de orientar, confortar e consolar o indivíduo, que passa por momentos difíceis.

Os interessados em dedicar-se à Capelania o façam por chamado espiritual e não para acrescentar mais um ponto no currículo.

O QUE É UM CAPELÃO?

É um ministro religioso autorizado a prestar assistência religiosa e a realizar cultos religiosos em comunidades religiosas. (hospitais, presídios, colégios, corporações militares e outras organizações)

O QUE É UMA CAPELA?

É um lugar consagrado e reservado para  ecumênico, tais como:hospitais, colégios, shopping, quartel militar e outros.

HISTÓRIA DA CAPELANIA

Esse termo, “capelania”, deriva de “cappella”, que na língua latina surgiu por volta do sétimo século d.C., para designar um oratório onde era guardada e venerada a capa de São Martinho que, segundo uma lenda, no inverno de 338 teria partido seu manto – cappa – e dado a um pobre; esse pedaço do manto foi conservado e no sétimo século guardado num oratório, que logo passou a ser chamado de cappella, paulatinamente o termo foi sendo usado para designar qualquer oratório. Daí o sacerdote encarregado de tais oratórios passou a ser chamado de “cappellanus” – capelão. Já no século XIV a palavra “cappella” passou a designar generalizadamente os pequenos templos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.8 Kb)   pdf (553.1 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com