TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cogito - Descartes

Por:   •  12/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 12

Cogito – Descarte

Descarte foi um pensador, responsável pela revolução do pensamento filosófico, que deu início a filosofia moderna, mas ainda assim, seguindo o modelo da Filosofia antiga, com grande influência de Platão, e Aristóteles.
Essa Filosofia começa com a metafísica, ou seja a investigação do ser, e  os tipos de objetos gerais do Universo, levantando em si a questão, epistemológica da natureza e do conhecimento. Onde Descarte nos surpreende com aquela famosa frase: “Penso, logo existo”.  Mas afinal, como ele chegou a essa conclusão? Na verdade, ele queria ter um conhecimento absluto de tudo,  e de uma forma totalmente inquestionavel, onde ele começou primeireiramente a duvidar, e desacritar de tudo, e de todos, até mesmo de sua própria existência, onde chegou certa vez a acreditar que não existia, porque ele não sabia explicar, e muito menos provar a existência de nada. E a partir desse momento, ele começa a pensar que todos nós poderiamos estar até mesmo sonhando,e que o mundo não existiria.
Sua ideia principal, foi de criar um conhecimento, sem qualquer tipo de questionação, e muito menos de contestação, e então para isso, ele criou uma forma de pensar poderosíssima, ele imaginou que houvesse um gênio do mal, que o estivesse enganando, o fazendo acreditar em qualquer outra coisa, e assim usava isso para qualquer questinação que cercasse sua mente, e se por um acaso ele achasse que o gênio estava o enganando ele deixava o assunto. Então foi ai, que ele chegou a algo que não poderia duvidar de modo algum, se o gênio estava enganando-o, então ele deviria existir para estar sendo enganado, então assim ele concluiu que se ele pensava, ele certamente existia.
Ele mudou a nossa forma de pensar, e criou as bases para aquilo que chamanos de ciência, mostrando que os sentidos muitas vezes nos enganam. E é claro que Decartes da um crédito especial, sobre axistência de Deus pois tudo o que ele queria, era ter fatos baseados na razão, ou seja fatos sólidos, prontamente fáceis de se atingir o entendimento desde o surgimento.
Através de tudo isso, podemos notar que o Cogito, nada mais era do que o estudo, de tudo o que aparentemente existe no mundo, mas não é um estudo qualquer, é um estudo baseado em dúvidas, mas dúvidas de existência, criação, criatura, e criador.
A partir desse olhar, nota-se que Descarte, nada mais era do que um mero filosofo pesquisador, que ia a fundo naquilo que via, sentia, e vivia, e passou a dúvidar, mas dúvidar para ter certeza se era verdade, ou não. Então com esse olhar, nota-se que ele, queria algo para fundamentar-se, mas quando não achava esse fundamento, sentia-se pensante, e quando começamos a pensar, e ter idéias, começamos a perceber, que a partir desse momento, deixamos de ser mais um no meio da multidão, e começamos a ter voz ativa, e existir.
Não se pode apenas acreditar nas coisas, e deixar com que isso se torne comum na sua vida, e se deixar levar pelo que dizem, e afirmam. É necessário ter o pensamento individual, que gera essa tal dúvida, onde o homem dispõe-se a limitar seu pensamento, esquecer-se de tudo o que aprendeu, e já sabe, e colocar em prática e fundamentar aquilo que ele não acha que seja verdade, e que dizem que é verdade.
Essa tal teoria do pensar, e logo existir, para Descarte foi algo totalmente significante para sua carreira como filsofo, onde suas ideias basicamente difundiram-se a partir, deste processo, onde encontrou-se,e manifestou-se como pensador, tal como até nos dias atuais é um dos filosofos pensadores mais citados, seja em escolas, faculldades, etc .
Suas ilusões o fizeram pensar, e reagir, seu método investigativo, ele colocou ao alcance de todos as ferramentas para a descoberta da verdade, sua tese mais importante foi prôpor que cada um pensasse por si mesmo. Então a autoriadade passou a não ser mais nas escrituras, e muito menos nas autoridades, mas na mente do filósofo.

Suas ideias foram influênciadas também, pelas idéias de Galileu, e pela amizade com Isaac Beeckman, tomou do amigo o racíocinio simple e fácil, e saiu em busca de um novo sistema de conhecimento, no mundo físico, celeste, ou terrestre.
Para ele todas as coisas que caem sobre o conhecimento humano, estão interligadas sobre todas as formas.
Na busca da evidência, ele sempre foi até o fim, onde queria encontrar sua verdade indubitável. E depois de eleger a evidência, ele sugeria em partes, fazer certa análise, ánalise, fazer a ordenação, e fazer a enumeração completa, e as revisões gerais para nada omitir.
Apesar de seu método indubital de acreditar nas coisas, Descarte acreditava em Deus.
Descarte, vivenciou um período que foi marcado por guerras religiosas; por sua vez, ele foi viajante, e notou que sociedades diferentes, edquirem para si religiões diferentes, sendo assim, o que era verdadeiro, e certo para a cultura de determinada região, era mentira, e másela para a cultura de outra região.
Descartes foi também muito importanta na matemática, pois fez a descoberta da geometria, e álgebra. E através de um sistema de coordenadas, mostrou como resolver problemas ligados as mesmas.
Sua teoria ajudou na base, para o calculo de Newton, que contribuiu muito para a matemática moderna, que nos cerca até os dias atuais.
O cogito nada mais era do que, colocar as cabeças para pensar, e fazer com que todos pudessem desconfiar de tudo, e querer conhecer os dois lados da moeda, para que cheguem a tal conclusão, inquestinavel dentro de suas cabeças pensantes, que os faziam existir. Ele mostrou também, que a consciência e a razão são a base de tudo para se ter um pensamento sobre algo no qual se investiga.
O cogito nada mais é do que cogitar, ou seja pensar.
Descarte se alistou no exercíto, e começou a conhecer o mundo, e começou a pesquisar o relativismo e do seticismo, um bom exemplo é : você sai da sua casa, naquele tal lugar você conhecia todos, pelo modo no qual falavam, quem era inteligente, e que não era, como se vestiam, como viviam. E vai morar em  São Paulo, e percebe uma diferença enorme entre todos, e vê que São Paulo é mais agito, as pessoas agem diferentes naquelas as quais você convivia e conhecia. Então ele percebeu, que axistiam pessoas inteligentes na cidade dele, mas que existiam pessoas inteligentes também em São Paulo, só que acreditando em coisas diferentes de você. Que acreditam em outros deuses, em outros valores, em outras crenças.
Outra afirmação de Descarte, quando fala das paixões é que ele consegue contruir as verdades no plano do conhecimento, ou seja o plano moral, dos comportamentos éticos e morais, e então no ambito do conhecimento, a partir uma verdade, ele vai encontrando outras.
Ele era um homem que se envolveu com princesas, e rainhas.
Mas suas grandes histórias nas são da sua vida, apesar de teram sido também interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com