TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Compendio da Doutrina Social da Igreja vem trazer

Por:   •  7/6/2021  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE FILOSOFIA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS[pic 1]

RESUMO

Compêndio da Doutrina Social da Igreja,

Capitulo IV, números VII e VIII.

OS VALORES FUNDAMENTAIS DA VIDA SOCIAL

E A VIA DA CARIDADE

Curso: Bacharelado de Filosofia

Ano: 2021

Disciplina: Antropologia filosófica

Docente: Pe. Rosenildo Pereira dos Santos

Discente: Jarbas Vinícius de Jesus Santos

RA: 8132917

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

2021

RESUMO

Compêndio da Doutrina Social da Igreja, Capitulo IV, números VII e VIII.

OS VALORES FUNDAMENTAIS DA VIDA SOCIAL E A VIA DA CARIDADE

O Compendio da Doutrina Social da Igreja vem trazer-nos a luz sobre um aspecto da vida social, que são os valores da verdade, da liberdade, justiça e o amor, para que posamos aproximar-nos da perfeição de uma convivência mais humana. Onde apela não só para nossa natureza do ponto de vista religioso mais também judicial, individual e comunitária que sem esses valores, sendo aplicados de igual modo, garantidos não só pela a igreja, mas também na sociedade como uma organização pública e jurídica, o homem tende a viver sempre em um limite, na beira de um abismo de caos, de caráter social, subjetivo e transcendente.

Em primeiro plano, podemos definir que o homem é um ser que busca sempre estar no caminho apontado pela verdade, essa busca o faz questionar a todo momento sobre suas escolas, e como patê de uma sociedade, questiona o meio que vive contribuindo para o crescimento de ambos, mesmo sabendo que cada vez mais vemos a necessidade de uma clareza quando partimos para o lado econômico/social, que afeta diretamente no valor da verdade em benefício e uma minoria que não se preocupa com a sociedade.

Ao mesmo tempo o valor que a liberdade proporciona está divinamente ligada ao indivíduo pela consciência, reconhecer-se como um ser dotado de liberdade, essa consciência plena de liberdade só é atingida quando ele leva em conta o meio e a sociedade em que está inserido, pois assim tem consciência que sua liberdade não pode ferir o outro, pois está ciente com o apoio da verdade de tudo que fere a moral e é errado.

Reconhecer o outro como pessoa, através dos aspectos da moralidade é onde baseia-se o valor da justiça. Abrange vários aspectos da nossa vida como igreja e sociedade. O Magistério firma a justiça social com seu aspecto tradicional de política, economia, leis e estrutura, que tendem a garantir um bom funcionamento da sociedade. Como também vem garantir o valor do indivíduo, sua dignidade perante os direitos comuns que são, pela justiça, garantidos a todos. Em todos esses aspectos que a justiça traz, ela ainda necessita e um sustentáculo para ser verdadeiramente desfrutada, segundo a doutrina da igreja, é o amor, esse suporte dá a justiça e a todo os outros valores anteriores a capacidade de efetivamente alcançar e cuidar do outo promovendo na sociedade o fruto da paz, numa relação de solidariedade mostrando que a justiça a verdade e a liberdade além de um conjunto de normas e ensinamentos morais, instrutivas para o homem, está ligada diretamente em reconhecer o outro como responsabilidade de todos, de toda sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com