TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Eclisiologia A Doutrina da Igreja

Por:   •  29/11/2016  •  Resenha  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha do Livro

Eclisiologia A Doutrina da Igreja

O livro Eclisiologia a Doutrina da Igreja 3º edição do autor Enéas Tognini contém 197 páginas e 20 capítulos; o livro é da Editora Arte Editorial.

Tognini era filho de imigrantes italianos, nasceu em Avaré, interior de São Paulo no dia 20 de Abril de 1914. Formado em teologia pelo seminário Teológico Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro. Enéas Tognini é pastor e escritor, autor de diversos livros. Foi diretor do Colégio Batista Brasileiro, fundador da Faculdade de Teologia de Perdizes (São Paulo), presidente da Sociedade Bíblica do Brasil durante 6 anos, fundou a Igreja Batista do Povo (São Paulo) e o Seminário Teológico Batista Nacional.

Posição Batista

Batistas não tem fogueira inquisitorial (pelo menos não deveriam ter). Nos últimos tempos, principalmente no Brasil, alguns grupos batistas, em pontos secundários, formaram uma “parede doutrinária” e pontificam: se crê nisso, é batista, se não crê, não é batista. Já se vê que isso nunca foi batista, ao contrário fere frontalmente o mais fundamental princípio que é livre exame da bíblia. Sem orgulho e sem orgulho e sem qualquer favor, os batistas são os únicos que aceitam a palavra de Deus na sua totalidade.

A bíblia é a palavra de Deus uma corrente de interpretação, que já vem de alguns séculos, nega a inspiração divina da bíblia.

1. Alguns dizem que a bíblia contém apenas a palavra de Deus, mas não é e nunca foi a palavra de Deus.

2. Outra corrente nega o sobrenatural na bíblia circunscrevendo todos os milagres relatos nela aos limites da razão humana.

3. Outra, entretanto, aceita a bíblia como palavra de Deus em parte. Então seus defensores dizem ao povo o que na bíblia é inspirado e o que não é.

4. Mais do que nunca devemos aceitar a bíblia, não como contendo a palavra de Deus. “ a bíblia é a palavra de Deus num sentido em que nenhum outro livro no mundo pode ser.”

Igrejas do Senhor

Quem fundou a igreja?

A bíblia, entretanto, afirma que Jesus é a pedra – Mateus 21:42; Efésios 2:20; 1Pedro 2:4-8; o Pedro afirma “ venha ao Senhor a pedra viva que foi rejeitado pelos homens como inútil, mas escolhido de Deus como de muito valor”. Jesus jamais edificará sua igreja em homem, falha e mortal; a igreja foi edificada como pedra afirmou, sobre o Senhor Jesus que vive e reina para sempre.

Ministérios na igreja

Um pastor batista pertence ao corpo de Cristo que é a igreja; com ele é um, articula-se nele, com ele e nele se alegra ou se entristece. O trabalho de um pastor na igreja não é somente batizar, fazer casamentos, funerais, pregar sermões, fazer sermões, fazer estudos da palavra, mas de acordo com efésios 4:12-16: aperfeiçoar os santos para o desempenho do serviço de cada membro do corpo de Cristo.

Ordenanças da Igreja

Batismo – A primeira ordenança

A palavra batismo no grego é baptismo, não foi traduzida mas transliterada, a semelhança da palavra bresbitero. O infinitivo baptizem significa : imergir, mergulhar.

O ato do batismo: em referência ao batismo, o grego nunca usa rantizo, mas baptismo, portanto batismo é imersão, mergulho, alguns exemplos: Mateus 3:13-17; Marcos 1:9-11; Lucas 3:21-22; fica portanto claro e fora de qualquer dúvida pela bíblia que batismo é imersão , porque a palavra batismo significa imersão.

Deixamos nas águas do batismo nossos andrajos ensebados e mal cheirosos do mundo e do diabo e nos revestimos ( Cl 3:8-10 ) do homem novo que se transforma cada dia na imagem de Cristo. O batismo é o primeiro ato público de um crente sincero e obediente.

• A páscoa é a ceia do Senhor foi instituída pelo Senhor Jesus na noite de 15 de Nisã, da quinta para a sexta- feira da semana da páscoa.

• O Senhor usou, para a instituição da ceia memorial, dois elementos da ceia pascal: o aphiromem (bolo asmo) e o quarto cálice – o da benção.

• A páscoa era do antigo testamento, a ceia do novo testamento

• A páscoa uma festa judia, a ceia uma ordenança de Jesus. Ceia simplesmente ceia do Senhor; porque dEle e por Ele foi a ordenança.

Governo das igrejas

Há pelo menos três formas de governo eclesiástico:

• Monárquico: é o governo centralizado numa pessoa que teem autoridade absoluta sobre uma igreja que pode ser nacional, ou internacional.

• Oliguárquico: vem do grego óligos, que quer dizer “pequeno”, mediante esta forma de governo não a igreja toda, mas alguns oficiais dela administram os destinos da igreja. Nesta esfera democrática, o ministro não é embaixador da teocracia, mas presidente da democracia; e a autoridade que os batistas reconhecem está na voz da igreja.

Diaconato das Igrejas

Tratamos neste capítulo de assunto de suma importância para nossas igrejas. É um grande e importante capítulo da bíblia: diácono é um oficial bíblico; cargo de respeito e responsabilidade em nossas igrejas. Pouco importamos discussões que se tem levantado. Não vejo também motivo para que uma igreja combata a instituição do diácono, simplesmente porque diáconos em algumas igrejas se tornaram problemas e prejudicam o trabalho do Senhor. Os erros atuais em algumas igrejas estão na precipitação da escolha e sucessiva consagração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com