TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria: Eclesiologia – Doutrina da Igreja

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Bíblico O Brasil Para Cristo

Matéria: Eclesiologia – Doutrina da Igreja

Professor: Alexandre Silva

Aluno: Jonatas Nunes Oliveira Rocha

O Governo da Igreja

Uma Igreja como qualquer organização que envolve uma sociedade tem a necessidade de se organizar, que se chama de sistema de governo. Os sistemas mais comuns e que servem para outros são de Igrejas Protestantes Históricas, que são: Episcopal, Presbiteriano, e Congregacional.

De acordo com a Bíblia é destacado como O Senhor deseja que seja sua Igreja na Terra seja organizada e administrada. Primeiro, Cristo é o cabeça da igreja e sua autoridade suprema (Efésios 1:22; 4:15; Colossenses 1:18). Segundo, a igreja deve ser autônoma, livre de qualquer autoridade ou controle externo, com o direito de autogoverno e livre da interferência de qualquer hierarquia de indivíduos ou organizações (Tito 1:5). Terceiro, a igreja deve ser governada por uma liderança espiritual que consiste de suas ocupações principais de Pastor(es), presbíteros e diáconos.

As Igrejas com sistema Episcopal afirmam que Cristo confiou o governo da Igreja diretamente e exclusivamente a uma ordem de bispos, estes sendo considerados sucessores dos apóstolos, assim constituindo uma ordem separada, independente e capacitada para presidir a Igreja. Neste modelo a autoridade máxima da igreja não esta concentrada em um único homem, mas em um grupo de bispos.

Os que crêem no modelo de sistema Presbiteriano consideram que Cristo é o Chefe e Cabeça da Igreja, mas que ele exerce influencia através de sua palavra. Porém deu a alguns membros da Igreja autoridade para governá-la, estes membros são eleitos pela congregação para representá-la em um presbitério e dirigi-la, por um tempo determinado, estas pessoas são nomeados de Presbíteros. Os Presbíteros têm também a incumbência de auxiliar o pastor, assim como destituí-lo ou empossá-lo na igreja local.

Já no modelo Congregacional é um sistema independente de governo. Cada Igreja é uma Igreja Completa, independente das demais, onde o governo dela é exclusivo dos membros. Os oficiais são eleitos para dirigirem a Igreja Local, ensinando e administrando conforme as necessidades pontuais. E como acreditam conveniente manter comunhão com as demais Igrejas, criaram as conferencia e convenções locais, regionais, estaduais e nacionais.

A Igreja O Brasil para Cristo, como muitas outras desenvolveram modelos próprios de governo. Tendo como modelo um pouco do sistema Congregacional e Presbiteriano, pois a igreja local tem certa independência e estão vinculadas umas as outras através das convenções; e porque consagra os presbíteros e eles são assistentes diretos do pastor, apesar deles não serem eleitos e suas funções serem permanentes e não por um mandato. A autoridade máxima na igreja local é o pastor e sua substituição, na igreja local, que se dá a partir da Convenção Estadual por solicitação da membresia, por desvio doutrinário, ético ou moral.

O mais importante não é se os sistemas de governo são ou não melhores que os outros, mas sim se eles são bíblicos, e inspirados por Deus, e se não foram desenvolvidos para manter no poder uma pessoa e seus familiares.

Bibliografia

  • Livro Teologia Volume IV, Pag. 226;
  • https://www.gotquestions.org/Portugues/Printer/governo-da-igreja-PF.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com