TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Documentário Teto de Lona

Por:   •  23/6/2023  •  Abstract  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário “teto de lona” retrata como as pessoas, que fazem parte do MTST, foram acolhidas pelo local e a vida cotidiana delas.

O documentário começa mostrando a tocante história de cada pessoa escolhida para dar uma pequena entrevista. O primeiro homem se chama Dez, ele morava na rua e trabalhava cozinhando pro povo, até que um senhor o chamou para morar em uma ocupação. Mesmo dentro da ocupação, ele trabalha como cozinheiro, pois tem um afeto pela forma como as pessoas se juntam, sem preconceitos e desigualdades, para comer.

A segunda pessoa é um homem, pai de duas crianças e casado, que ficou sabendo do local por meio de uma colega de trabalho. Então, a esposa do homem falou que eles tinham que ir para essa ocupação pois estavam necessitados. Eles pagam em média R$280,00 por mês. O problema central do documentário é a tamanha desumanização ao ponto de um homem, com dois filhos e uma esposa, ter que morar em apenas dois cômodos: um quarto e um banheiro.

A próxima pessoa que eles mostram é a senhora Irani de Moraes. Ela tem um sobrinho que era serralheiro, um dia falou para irani sobre a ocupação. Então a moça foi para o local e foi bem quista, lá deram a ela os materiais para construir sua “casa”. Irani paga 450 reais de aluguel, sendo que a filha recebe 722 reais porque tem um tipo de deficiência e recebe esse pequeno auxílio. Ela diz que fica com uma média de 1200 reais por mês, ou seja, pelas minhas contas, ela tem um salário de mais ou menos 928 reais.

Ao assistir esse documentário, me veio à mente um sentimento de decepção. Decepção pelo nosso país, um país tão belo, tão alegre e tão vivo, ter problemas básicos como a falta de saneamento básico, a falta de moradia e a falta de comida. Acho que a principal solução que eu penso nesse momento (com ajuda do meu pai, que trabalha no banco central) é o equilíbrio do sistema tributário, ou seja, diminuindo os tributos de pessoas mais necessitadas em questão econômica e aumentar os tributos do topo da nossa pirâmide social. Além disso, no documentário, eles usam bastante as palavras “ocupação” e “invasão”. Segundo o dicionário, ocupação é a ação de ocupar, de tomar posse de um local e o significado de invasão é a entrada violenta em um lugar. A diferença entre as duas palavras é o modo de entrada no lugar. A palavra invasão remete ao ato de entrar sem ser chamado, por exemplo: “eu invadi a CASA DA MELISSA enquanto ela dormia”. E a palavra ocupação remete a chegada em um local que é seu, por exemplo “cara, hoje eu comecei a ocupação da MINHA nova casa”. Então, como todos nós somos “donos da terra”, todos nós ocupamos o nosso lar. Todos nós, todo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com