TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Filosofia

Por:   •  27/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique como uma determinada espécie animal (onça, lobo, ou outra qualquer) constitui “família” e “educa” sua cria. Compare com a família humana, indicando as diferenças fundamentais.

É basicamente alimentar e ensinar o que sua cria precisa saber para viver e o que ela precisa ser, orientando em como o filhote deve se comportar diante de alguma situação.

Já a família humana, é um pouco mais difícil e em muitos casos exige paciência. Educar não é uma tarefa fácil, principalmente se comparado em como a espécie animal educa suas crias. Existem diversos fatores que contribuem para essa dificuldade, mas essa educação deve começar logo cedo, pois se deixar para fazer isso depois que o indivíduo começa a conhecer e tomar consciência das coisas do mundo, fica bem complicado para os pais tomarem algum tipo de atitude.

2. Explique onde acaba a natureza e começa a cultura.

A natureza acaba quando ocorre a intervenção do homem, quando o homem modifica algo através do seu trabalho.

A cultura começa justamente pelo trabalho humano, pelas criações e também pelo estudo da natureza.

3. Explique o que é cultura, e estabeleça o conceito de senso-comum.

Cultura pode ser definida como tudo aquilo que vêm da criação humana, como por exemplo, ideias, costumes, leis, crenças e até as vestimentas. A cultura é todo esse apanhado de conhecimento que é proveniente do meio social, por tanto, só os seres humanos possuem cultura, e não existe um ser humano sequer que não tenha cultura. Cultura pode ser definida também como “buscar o crescimento” em termos de formação intelectual do homem. Muitos dizem que quem tem mais cultura é aquele que tem acesso a formação intelectual mais ampla.

Senso comum nada mais é como um tipo de pensamento que não foi metodicamente analisado e ele é movido pela opinião. É um conhecimento popular e culturalmente aceito na sociedade.

4. Discuta o que é filosofia, apresentando suas características.

A Filosofia é uma maneira de pensar de forma organizada, conceitual e que é capaz de movimentar o próprio pensamento por meio da identificação e da formulação de problemas. Ela é problematizadora e evita gerar respostas prontas para as perguntas, o que acaba criando novas perguntas e novos problemas que fazem com que o pensamento nunca cesse a sua existência.

Algumas das características que podemos citar sobre a Filosofia são: autonomia, radicalidade, historicidade e universalidade.

5. Explique por que a filosofia é importante para o acompanhamento do saber e do agir humanos? E por que ela é tão desvalorizada nos tempos atuais?

A Filosofia é considerada importantíssima e indispensável, pois permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo e a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar.

Mas ela é desvalorizada justamente por isso, em sociedades autoritárias do ponto de vista espiritual e do ponto de vista das desigualdades, porque a filosofia nos ajuda a questionar tudo aquilo que está estabelecido.

6. Identifique e explicite a importância da linguagem como fator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com