TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Trabalho Escolar: Estudo Dirigido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 3

1. Não apenas o Rio Grande do Sul, mas boa parte da região Sul (à exceção do norte do Paraná) tem clima predominantemente subtropical, pois se localiza ao sul do Trópico de Capricórnio. Este clima é responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com o surgimento de geada e até de neve em alguns municípios. A vegetação acompanha essa variação da temperatura: nos locais mais frios predominam as matas de araucária (pinheirais) e, nos pampas, os campos de gramíneas.

27/06/2011 10h09 - Atualizado em 27/06/2011 11h04

Frio e neve no Sul fazem temperatura mínima chegar a -5,7ºC em SC

Houve neve em duas cidades gaúchas e em São Joaquim (SC), diz Inmet.

Previsão é de que não volte a nevar nesta semana, aponta meteorologista.

Do G1, em São Paulo

Uma frente fria voltou a cobrir o Sul do país na noite de domingo (26) e madrugada de segunda-feira (27), quando os termômetros marcaram temperaturas negativas na região e nevou em três cidades de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A menor marca registrada pelas estações do Inmet no Sul foi em Urubici, em Santa Catarina, onde os termômetros marcaram -5,7ºC. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri-Ciram), que verifica as marcas no estado, também registrou esta marca em Urubici.

Na cidade catarinense de Urupema, onde frequentemente são registradas marcas mínimas na região Sul, os termômetros do Epagri-Ciram marcaram -2,7ºC. Já na capital do estado, Florianópolis, a temperatura foi de 6,5ºC, segundo o Inmet. Houve registo de neve em São Joaquim, com temperatura mímina de -2,2ºC.

No Rio Grande do Sul, nevou nas cidades em Bom Jesus e São José dos Ausentes, onde a neve chegou por volta das 22h quando a temperatura era de -1,3ºC. Foi São José dos Ausentes que registrou a menor temperatura gaúcha: -2,7ºC durante a madrugada.

Já em Porto Alegre a mínima chegou a 5,6ºC. Na serra gaúcha, Bento Gonçalves registrou 0,9ºC e Bom Jesus, -2,2ºC.

No Paraná, a cidade de Entre Rios marcou a mínima no estado: -3,4ºC. Curitiba teve marca de 0,3ºC. Outras cidades da região Sul, embora não tivessem registrado neve, também apresentavam temperaturas negativas.

2. A Região Sul conta com uma série de fatores que contribuem para uma alta produtividade agropecuária, dentre elas os solos são férteis e as chuvas regulares durante o ano.

Além das contribuições naturais para alcançar uma boa produção, outros elementos são fundamentais para o desenvolvimento de uma agropecuária de precisão.

Nos últimos tempos uma grande parcela das propriedades rurais presentes na Região Sul ingressou em uma nova etapa produtiva, que está diretamente ligada ao uso de tecnologias em criação de animais e cultivo de diferentes culturas.

Na pecuária utiliza-se orientação técnica, realiza-se uma seleção genética dos animais aproveitando de suas viabilidades econômicas, inseminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com