TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Existencialismo e Humanismo

Por:   •  23/12/2015  •  Artigo  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

Existencialismo e Humanismo

SANTOS, Cleonice Correa dos

Este artigo apresenta alguns pontos do existencialismo e humanismo de Jean-Paul Charles Aymard Sartre um filósofo, escritor, crítico, militante, conhecido como representante do existencialismo apoiou causas políticas de esquerda, desempenho um papel ativo na sociedade, importante e que ofereceu uma base teórica para melhor compreender sua concepção de liberdade. A finalidade não e de forma alguma esgotar a tese Sartreana, mas apresentar três principais pontos considerados centrais: O caráter intencional da ação, a tese que o ser e livre; e a liberdade como angustia. Não existe nada que obrigue o ser agir desse ou daquele modo,para ele o ponto de partida e a teoria e a pratica ,a definição da subjetividade ,isto e do espírito humano;como um ser pensante que ele chama de coisa pensante e dito isto decorrera todo o conhecimento e toda moral,todo conhecimento começa pela essência daquele a ser conhecido e depois se desdobra uma serie de atributos que nos permitira conhecer o objeto na sua totalidade .visto como atributo principal aquele que determina na ultima instancia todas as qualidades que poderíamos encontra naquilo que desejamos conhecer. Sartre investe essa perspectiva acentuando em uma tendência que não começa com ele, mas que e apresenta por alguns autores: Heidegger, Jaspers, Kant que são tidos como pensadores da existência por que justamente essa nova perspectiva consiste em considera antes de tudo o plano da existência humana e não conceber primeiramente a essência humana que nos caracteriza. Para Sartre não existe determinação necessária que defina o homem antes que ele venha a existi, e isso que nos permite conhecer a realidade humana; ou seja, existe alguma coisa que os precede a essência.

Palavras chaves: Existencialismo, Humanismo, Liberdade, Essência.

Neste artigo pretendo fala, do existencialismo e do humanismo de Sartre. Poderia facilmente defini o existencialismo, mas o que torna difícil e a existência de dois tipos ;por um lado os cristãos, Jaspers e Gabriel Marcel,e por outro o ateu Heidegger, e os existencialistas franceses. Eles acreditam que a existência precede a essência ou a subjetividade. Por exemplo: Temos um objeto fabricado, como um abridor de lata: esse objeto foi fabricado por alguém que se inspirou em algo, no fundo e uma técnica de produção, que faz parte de um conceito, sem saber para que iria servir o objeto. Assim afirmamos que, no caso do abridor de lata á essência, portanto as técnicas e a qualidade permitem a sua produção e definição.

O homem usa a sua liberdade para escolher o que projeta ser, e a partir desta escolha são criados os seus valores. Para Sartre, não há como recusar a escolha, porque a fuga dessa opção já constitui uma escolha, é nesse sentido que estamos condenados a ser livres. “Afinal, dirá Sartre”, A escolha é possível num sentido, mas o que não é possível é não escolher (SARTRE, 1973, p.23).

Conceito de Humanismo –Cap. VI. P.71.

O homem não é mais que o que ele se faz. O homem primeiro existe. Nada existe antes de ele se fazer. O homem é responsável pelo que é. Tudo o que ele é e de sua total responsabilidade. A liberdade da sua escolha gera angústia. O homem é devir-muda como tempo. O homem distingue-se do animal, porque tem consciência de si próprio. O existencialismo é humanismo.

O conceito do homem assimila ao abridor de garrafa, no espírito do industrial; Deus produz o homem segundo determinado, e suas técnicas em função de uma concepção, segundo Kant o homem possui uma natureza humana, essa natureza e encontrada no conceito humano, significa que cada homem é exemplo individual de um conceito universal, a essência do homem precede a existência encontrada na natureza. Segundo Sartre existencialismo e uma corrente filosófica e literária que destaca liberdade individual, a responsabilidade é o que se passa no intimo de cada individuo. É como ele vê, sente, pensa a respeito sobre algo e que não segue um padrão, pois sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas. Considera cada homem como um ser único que e mestre dos seus atos e do seu destino.

O existencialismo ateu, um individuo que existe, antes de definido por algum conceito e o homem, como Heidegger afirma, o homem existe ,encontra a si. Surge no mundo e só depois se define. Assim não existe natureza humana segundo Heidegger já que Deus não existe para concebê-lo. O homem nada, mas é do que aquilo que ele faz de si mesmo, e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com