TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INVESTIGAÇÃO E ATUAÇÃO EM HUMANISMO E EXISTENCIALISMO

Por:   •  5/6/2021  •  Bibliografia  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 13

INVESTIGAÇÃO E ATUAÇÃO EM HUMANISMO E EXISTENCIALISMO

REVISÃO

1ª Aula – A crise das ciências e a Psicologia Humanista Existencial

- No início da Idade Moderna, o termo Humanismo designou um movimento de ruptura com os valores medievais. Algumas marcas desse movimento:

  • Retorno aos clássicos greco-romanos.
  • Espírito de pesquisa, observação e indagação.
  • Antropocentrismo, em oposição ao teocentrismo medieval.
  • Valorização da capacidade humana de atuar sobre o mundo e modificar a realidade.
  • Compreensão do homem como ser livre e responsável por suas escolhas.

 - Esse novo modo de olhar o mundo funda o espírito científico. No Século XIX o Positivismo estabelece as bases para o avanço científico e tecnológico, levando o homem a acreditar que, sob a égide da Ciência, seria capaz de minimizar o sofrimento humano.

 - Até finais do Século XIX o homem acreditava ter o domínio sobre si mesmo e sobre o mundo, mas na virada do século já não era mais possível sustentar essa crença. No Século XX o homem estava decepcionado com sua própria criação. Aí se instala “a crise das ciências e da humanidade”

 - Nos Estados Unidos, a Psicologia Humanista surge como uma forma de responder a esses anseios da sociedade. Os psicólogos humanistas se opõem ao “determinismo” da psicanálise e ao “reducionismo” e “mecanicismo” behaviorista. Dirigem seu interesse para o potencial humano, investigando temas como: amor, liberdade, criatividade, crescimento, realização.

- Na Europa, psiquiatras incorporam às suas pesquisas e atuação clínica elementos do pensamento filosófico, sobretudo a Fenomenologia e o Existencialismo. Na investigação dos fenômenos humanos, propõe-se uma transição dos paradigmas cientificistas para os paradigmas ético-estéticos.

2ª Aula

1. A crise das ciências se instala no século XX, quando o pensamento técnico (calculador, pesquisador) se sobrepõe ao pensamento reflexivo (aquele que medita sobre as coisas, procurando reconhece-las e estar junto a elas).

- A crise da humanidade não advém do fracasso da ciência, mas de uma negligência ao pensamento reflexivo.  

- A Humanidade aqui referenciada faz alusão a um “horizonte comunitário”, a “comunidade humana”.

- Refletindo sobre a crise das ciências e da humanidade, Husserl lança algumas proposições:

  • Para Husserl, a crise das ciências se dá pelo estreitamento de interpretação, representado pelas ciências naturais – em relação às ciências do espírito (HOLANDA, 2014, p. 183).
  • O filósofo considera que o pensamento científico produziu uma crise na humanidade ao considerar a superioridade da teoria sobre a empiria (experiência vivida; experiência direta).
  • É preciso estar lançado no mundo da vida (voltar às coisas mesmas) para pensar sobre ele e ter ideias que renovem o homem e a humanidade.
  • Voltar-se para a experiência vivida é, ao mesmo tempo, voltar-se para o mundo e voltar-se sobre si mesmo (reflexão; autêntico filosofar).
  • A crise europeia é uma crise da racionalidade. Husserl propõe que a racionalidade tornou o pensamento superficial, permeado por um objetivismo que distancia o homem do mundo.
  • A nova cientificidade proposta por Husserl está calcada no Lebenswelt – no mundo-vida.

- Enfim, a investigação científica de viés humanista considera a totalidade do humano: razão, experiência, vida relacional.

3ª Aula – A Resposta de Carl Rogers: a ética humanista

- Amatuzzi (2012) defende que Rogers elaborou uma nova forma de atendimento psicológico, na qual o psicólogo não se apresenta como detentor de um saber, mas procura facilitar ao outro (o cliente) o recurso às suas próprias fontes interiores.

- O pressuposto humanista de Rogers é o pressuposto da autonomia: o cliente tem dentro de si os recursos capazes de alça-lo a uma existência realizada. O psicólogo trabalha como um facilitador para que o cliente tenha acesso a seus próprios recursos internos.

- O foco da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) está nas atitudes ou disposições do terapeuta e não nas técnicas e teorias prévias. Esse modo de conduzir a psicoterapia confiava basicamente na fecundidade da relação compreensiva.

- As pesquisas realizadas por Rogers tinham dois objetivos:

  • Identificar o estado do cliente antes de iniciar a psicoterapia e após seu término. Para isso, medidas psicológicas eram aplicadas nos clientes antes e depois da psicoterapia.
  • Identificar o efeito da resposta empática (do terapeuta) sobre o cliente. Para isso, as falas dos terapeutas eram gravadas e submetidas a escalas de empatia, de consideração positiva e de autenticidade.

- O objetivo das pesquisas era verificar e comprovar as mudanças nos clientes e, assim, criar uma credibilidade científica para a abordagem.

4ª Aula – A Resposta de Maslow: uma jurisdição mais ampla para a psicologia

- A partir da década de 1940, os estudos Abraham Maslow (1908-1970) sobre os aspectos saudáveis da personalidade humana começam a ser reconhecidos no cenário acadêmico e científico.

- Publica em 1943 seu primeiro livro: “A Teoria da Motivação Humana”, no qual propõe que a motivação humana é regida por uma sequência de necessidades. À medida que essas necessidades vão sendo atendidas, o indivíduo se aproxima cada vez mais da autorrealização.

- A investigação de Maslow parte das seguintes hipóteses:

1. O ser humano tem uma natureza interna essencial, biologicamente alicerçada.

2. Essa natureza interna tem aspectos singulares e aspectos universais.

3. Essa natureza interna pode ser estudada cientificamente.

4. Essa natureza interna não é intrinsecamente má. Os comportamentos destrutivos surgem como resultado da frustração das necessidades.

5. Quando essa natureza interna é respeitada, o indivíduo cresce sadio e feliz.

6. Se o núcleo essencial da pessoa for negado ou suprimido, provavelmente ela adoecerá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com