TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Humanismo Existencialismo

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FAC III  4 º semestre noturno

Curso de Psicologia

Psicologia Humanista

Regina Lúcia Fonseca RA: 3463377011647

Daseinsanalyse: Uma metodologia para atendimento a pacientes com transtornos psíquicos

        No início do século XX, mais precisamente em meados dos anos 1930, surgiu um questionamento entre os profissionais das Ciências Psicológicas quanto ao método terapêutico até então adotado: a psicanálise de Freud, e na psicologia analítica de Jung. Marcello (2009) aponta que a perspectiva de Freud, focada no inconsciente como fonte primordial da existência do Homem, e os arquétipos e seus complexos considerados por Jung, eram explicações teóricas insuficientes para alcançar toda a complexidade da existência humana e seus distintos sofrimentos.

        Nesse contexto, dois psiquiatras e psicanalistas, Binswanger e Boss, buscaram respostas na abordagem filosófica de Heidegger, sobre a concepção mais profunda do Homem, com base na sua obra Ser e Tempo (HEIDEGGER, 1927).

        Sob o olhar de Heidegger, o “novo homem” existe em relação com as coisas que o cercam, num contínuo movimento de inter-relação, por ele denominado como DASEIN (traduzindo-se como ser-aí, ser-no-mundo), é a relação do homem com seu meio que o torna existente, é a contínua interação entre homem e coisas de modo inseparável, que faz dele um ser em si, ser-do-mundo.

        No campo da Psicologia, o Dasein utiliza a fenomenologia de Heidegger para explicar o existencialismo, a partir dos estudos de Binswanger e Boss. Segundo Boss (apud MARCELLO, 2009):

...aceitar o paciente totalmente tal como ele é, com todas as suas belezas físicas e mentais, assim como seus defeitos. Todas as possibilidades do paciente devem ter a chance de emergir. Ele [paciente] precisa tornar-se livre, independente das ideias pessoais, desejos ou julgamentos do analista. (Boss, 1963, p. 71).

        A Daseinsanalyse proposta por Medard Boss institui-se como escola psicoterapêutica, alicerçada, na ontologia fundamental de Martin Heidegger, e seus existenciais. No entender de Boss, a Daseinanalyse surge como uma nova forma de entendimento e compreensão do homem no contexto terapêutico, partindo dele (paciente) mesmo e de suas manifestações enquanto ser-no-mundo, sob um olhar particular e individual de compreender tanto os fenômenos sadios quanto os patológicos do existir humano. (CARDINALLI, 2000).

        O método da Daseinanalyse estende-se para além de uma simples intersecção entre a filosofia de Heidegger e a psicanálise de Boss, pois resultou em uma mudança de paradigma, uma nova forma clínica na abordagem clínica do homem e seus sofrimentos.

        A Daseinsanálise constitui-se em uma nova modalidade de atuar na psicopatologia, substituindo os conceitos de homem dissociado do mundo, utilizados tradicionalmente, pela inovadora ideia do homem com o mundo, ser-no-mundo, Dasein. No entender de Heidegger (2001, apud SILVA, FEIJOO e PROTASIO, 2015): “Isto não significa um abandono da ciência, mas, ao contrário, chegar a uma relação refletida, conhecedora com a ciência e verdadeiramente meditar sobre seus limites”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com