TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZER EDUCATIVO HOJE - LIBERTAÇÃO OU DOMESTICAÇÃO?

Monografias: O FAZER EDUCATIVO HOJE - LIBERTAÇÃO OU DOMESTICAÇÃO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 5

“O FAZER EDUCATIVO HOJE – LIBERTAÇÃO OU DOMESTICAÇÃO?”

Com o processo de industrialização na década de 50, os pais queriam colocar os filhos na escola para estarem aptos ao mercado de trabalho, cresceu o número de escolas e de alunos matriculados. A escola era voltada para reflexão, pensamento, formação ampla e aberta, era uma escola elitista, para poucos. Com o processo de industrialização, surgiu a escola para todos, uma escola seriada, com conteúdo para formar profissionais para o mercado de trabalho. Escolas com salas pequenas, pátios pequenos, a escola não foi reformulada pelos arquitetos, perdeu-se a noção de conjunto, unidade, participação e relacionamento, isso fez com que a escola se tornasse um espaço isolado, uma prisão.

Colocar as crianças na escola se tornou afastá-las das ruas, porque nas ruas elas iriam conviver com a violência, com as drogas. O aluno se vê obrigado a freqüentar a escola, a respeitar o professor, mas este professor não tem nenhuma responsabilidade sobre o aluno. Não é possível que a gente possa aprender a formar um ser humano se ele é isolado entre quatro paredes, com um ensino robotizado, o professor fala ou anota no quadro, os alunos copiam, estudam ou decoram para a prova, mas não se relacionam com o que aprenderam fora da escola.

Deveria haver uma valorização das idéias e não da vida! Os alunos deveriam aprender mais na prática. Exemplo: se estamos falando sobre meio-ambiente, professor e alunos deveria ir para as ruas aprender na prática, mas isso não acontece. O ensino é abstrato e decorado.

As escolas se preocupam com a ética, mas esquecem que ser ético não é cumprir a risca o que a sociedade nos impõe, ser ético é cuidar de si mesmo, é prestar atenção nas pequenas coisas. A escola leva o aluno a agir roboticamente, não leva o aluno a pensar, o aluno anota, decora, faz a prova e depois esquece. A escola se tornou um espaço de alienação.

A sociedade se desenvolveu, houve o desenvolvimento tecnológico, mas as escolas continuam seguindo o mesmo padrão de décadas atrás. As informações se multiplicaram por todas as partes, agora com a internet, mas o aluno continua sendo padronizado por um sistema alienado, onde o alguém prepara uma grade escolar, o professor repassa para os alunos, eles decoram, provam se aprenderam ou não e depois nem se lembram mais.

Hoje vivemos num mundo cheio corrupção, terrorismo, a violência com crimes e drogas por toda parte. As pessoas reclamam que não tem liberdade, que não podem deixar seus filhos sair na rua porque é violento, mas nada é feito para reverter à situação, continuamos a mercê do que nos é imposto, seja pelos políticos, pela sociedade ou pela bandidagem.

Nosso mundo está caminhando para um processo de conhecimento que nunca existiu. Nós hoje temos a internet que democratizou o pensamento e isso gera uma crise na escola. Os alunos aprendem muito em casa, no mundo virtual e quando chega à sala de aula, o ensino é restrito, militar e cada um isolado na obrigação, no tema tratado apenas com livros, quadro e palavras, sem um contato direto com a matéria, o que poderia deixar a aprendizagem muito mais prazerosa.

Hoje temos pessoas nas escolas que fazem o trabalho mandado, não sabem liderar, não sabem coordenar um processo que pode ser ético e respeitoso. Nós estamos passivos demais e isso é ausência de atitude. O ser humano tem que ser uma pessoa completa e não fragmentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com