TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FRACASSO ESCOLAR - TEMA PARA REFLEXÃO

Trabalho Universitário: O FRACASSO ESCOLAR - TEMA PARA REFLEXÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM PSICOPEDAGOGIA

DISCIPLINA: Fundamentos da Psicopedagogia

Turma: Psicopedagogia 08/2009

Tutor: Profª Jane Almeida

Temas para reflexão – O FRACASSO ESCOLAR

O fracasso escolar aparece hoje entre os problemas de nosso sistema educacional mais estudados e discutidos. Ora se culpa a criança, ora a família, ora uma determinada classe social, ora todo um sistema econômico, político e social.

O fracasso escolar precisa ser discutido de forma ampla, considerando-o como peça resultante de muitas variáveis, como um elemento resultante da integração de várias “forças” que englobam o espaço institucional (a escola), o espaço das relações (vínculos de quem ensina e de quem aprende), a família e a sociedade em geral.

A sociedade busca cada vez mais o êxito profissional, a competência a qualquer custo e a escola também segue esta concepção. Aqueles que não conseguem responder às exigências da instituição podem sofrer com um problema de aprendizagem. A busca incansável e imediata pela perfeição leva à rotulação daqueles que não se encaixam nos parâmetros impostos. Assim, torna-se comum o surgimento em todas instituições educativas de “crianças problemas”, de “crianças fracassadas” com vários tipos de diagnósticos: disléxicas, hiper-ativas, agressivas, portadoras de TDAH, etc. Esses problemas tornam-se parte da identidade da criança. Perde-se o sujeito, ele passa a ser sua dificuldade. Desta forma, ao passar pelo portão da escola, a criança assume o papel que lhe foi atribuído e tende a correspondê-lo. Porém, ao conceder este rótulo à criança, não se observa em quais circunstâncias ela apresenta tais dificuldades (ele está assim, ele não é assim). Isso não é apenas uma diferença terminológica, isso revela uma possibilidade de mudança.

É preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.

A família, por sua vez, também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes. Tem-se uma tendência a excluir as famílias de classes baixas já que estas não podem fornecer uma qualidade de vida satisfatória, uma alimentação adequada, acesso a diversas formas de cultura (cinema, teatro, cursos, computador, etc). Entretanto é possível, mesmo entre as famílias de baixa renda, que haja a “facilitação” para a aprendizagem, bastando que os pais estejam atentos aos filhos, que propiciem os questionamentos, as diferentes opiniões e idéias.

Também contribuem para o fracasso escolar a própria instituição educativa que muitas vezes não leva em consideração a visão de mundo do aluno, outras vezes valoriza a inteligência e se esquece da interferência afetiva na não aprendizagem. As discrepâncias entre o desempenho fora e dentro da escola são significativas. Ou seja, muitas vezes os profissionais da educação não conseguem transpor o conhecimento ensinando para a realidade do aluno.

Segundo Piaget, aprender passa pela observação do objeto, pela ação sobre ele, pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com