TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - ATUAÇÃO PREVENTIVA QUE CONTRIBUI PARA A DIMINUIÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Artigos Científicos: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - ATUAÇÃO PREVENTIVA QUE CONTRIBUI PARA A DIMINUIÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  7.829 Palavras (32 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 32

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL – ATUAÇÃO PREVENTIVA QUE CONTRIBUI PARA A DIMINUIÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Simone Guimarães Custódio.

Faculdade Anhaguera São José dos Campos – SP.

RESUMO

Sabe-se que o acesso à educação ainda não chega a todas as famílias brasileiras de maneira igualitária. Muitas famílias, por diversos motivos, não têm condições, que não são apenas financeiras, de manter seus filhos na escola e, muitos deles acabam por não terminar o ensino fundamental, abandonando a sala de aula precocemente.

A evasão escolar, uma grande preocupação atual, tanto de governo como de sociedade, é uma das maiores causas do fracasso escolar que se enfrenta na atualidade. E, o atraso na alfabetização, seja ela por fatores financeiros, sociais, psicológicos ou de distúrbios, pode ser determinante para esse abandono precoce.

Direcionando o olhar para esse tema, por meio de pesquisa bibliográfica com, o presente artigo aborda a práxis psicopedagógica como meio que pode oferecer benefícios para a diminuição da evasão escolar e consequentemente do fracasso da aprendizagem. Além disso, apresenta a discussão sobre as maneiras em que essa nova ciência pode contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e como o psicopedagogo pode atuar na escola junto à aprendizagem direcionando sua atuação para a diminuição do fracasso escolar com um trabalho preventivo junto às famílias.

As possibilidades do trabalho psicopedagógico nas instituições escolares baseadas nas ideias de Nádia Bossa (2000) e Olívia Porto (2011) que enfatizam as contribuições e as limitações da práxis psicopedagógica, são utilizadas como referencial teórico para argumentação, fundamentação e discussão são discutidas com vistas à elaboração de ações norteadoras para prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: psicopedagogia institucional; dificuldades de aprendizagem; evasão escolar; prevenção.

ABSTRACT

It is known that access to education does not reach all Brazilian families equitably. Many families, for various reasons, can not afford, that are not only financial, to keep their children in school and many of them end up not finishing school, leaving the classroom early.

The truancy, a major concern today, is a major cause of school failure that faces today. And the delay in literacy, whether by financial factors, social, or psychological disorders, can be decisive for this early withdrawal.

Directing the eye to this issue, addressing the pedagogical practice as a means that can offer benefits to reducing truancy and consequently the failure of learning, this paper presents a discussion of the ways in which this new science can contribute to the development and learning and how the educational psychologist can act in front of the school learning directing its activities to reduce school failure with preventive work with families.

The possibilities of work in psycho educational institutions are discussed with a view to the elaboration of guiding actions for prevention and treatment of learning disabilities.

Keywords: institutional educational psychology, learning difficulties, truancy, prevention.

INTRODUÇÃO

O acesso à educação se constitui dever dos pais e direito da criança e do adolescente. Mas, entrementes a esse fato, ainda hoje, no Brasil, muitos adolescentes não terminam o ensino fundamental na idade própria, abandonando a sala de aula precocemente. GAMA (1948, p.72) considera que “A evasão (...) constitui um problema, e dos mais sérios”.

De fato, a evasão escolar tem sido considerada como um grande problema que se enfrenta na atualidade.

Sintoma do fracasso escolar é precedido pelo grande atraso na alfabetização, onde um grande número de crianças em idade escolar ainda está fora da sala de aula ou em série/ano diferente do que seria considerado normal para sua faixa etária.

Esse artigo apresenta a importância de um olhar mais atento para esse tema abordando a prática psicopedagógica como meio de contribuição para o desenvolvimento completo do aluno, trazendo benefícios para a diminuição da evasão escolar e consequentemente do fracasso da aprendizagem.

O estudo sobre a atuação do profissional de psicopedagogia consta da abordagem de um pouco da história da Psicopedagogia; seu objeto de estudo; a atuação do profissional; as principais teorias da aprendizagem e os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento humano; a discussão sobre a conduta adequada e suas variáveis em relação à maneira em que o profissional pode adquirir conhecimento a respeito dos sintomas, diagnóstico, intervenções e tratamento dos problemas relacionados às dificuldades de aprendizagem encontradas no contexto escolar; abordagens sobre as principais teorias de aprendizagem, o desenvolvimento humano e seus processos de aquisição da leitura e da escrita e raciocínio lógico-matemático e os distúrbios relacionados a eles.

CURY (1987) sugere que conceitos como da “totalidade” sejam aplicados para a transformação da realidade no campo educacional. Isso significa que a interpretação dos diversos aspectos de uma determinada situação real com sua conexão e relação com o “todo” leva ao apontamento de estratégias políticas permitindo uma ação de articulação a outros processos. A discussão sobre o assunto é importante porque não se pode tratar deste sem compreendê-lo em sua totalidade. Freire (1976) justifica esse debate afirmando que,

(...) a educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa. Como aprender a discutir e a debater com uma educação que impõe. (FREIRE, 1976, p. 93)

O presente artigo apresenta essa discussão em três capítulos:

1. Psicopedagogia: contribuições para o desenvolvimento e a aprendizagem;

2. A atuação do psicopedagogo na escola frente à aprendizagem; e,

3. A Psicopedagogia e sua atuação para a diminuição do fracasso escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com