TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fazer Educativo Hoje - Libertação Ou Domesticação?

Artigos Científicos: O Fazer Educativo Hoje - Libertação Ou Domesticação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 4

Hoje, qualquer das coisas que aprendíamos na escola há 30 anos está na internet, de uma forma muito mais rica e interessante (com imagens, vídeos e links). Qual deveria ser o papel da escola hoje? E do professor? Não mais os meros provedores da informação, mas os instigadores da reflexão e da produção de conhecimento! Uma “aula” deveria se transformar num espaço de discussão sobre as informações pesquisadas pelos alunos em fontes escolhidas por eles! Se alguém trouxer uma informação incorreta, irão aprender que nem toda fonte de informação é confiável. Estarão exercendo, na prática, o espírito crítico! E muitos podem trazer informações que o próprio professor desconhece, tornando muito mais rica, interessante e informativa aula.

A mudança na educação é urgente! O tempo joga contra nós. Parafraseando um economista, diria que a educação é um assunto sério demais para ficar nas mãos apenas dos educadores! A sociedade precisa chamar para si este debate sobre que tipo de educação precisou para a sociedade do conhecimento.

O assunto gira em torno da educação, a importância da função da escola nos dias de hoje, sendo ela fundamental no mundo de transformações e desafios, vista como instituição social primordial aos processos de assimilação da herança cultural guardada pela humanidade em sua evolução.

A escola em seu espaço tem uma importante função social e deve estar preparadas para constantes transformações, mudanças e melhorias, temos a perspectiva positiva de seu papel saltando além dos campos dos dilemas e desafios indo a um lugar idealizador para todos.

Um dos principais desafios atual é o questionamento do por que das coisas, desafio que muda conforme o fazer, o saber e nas práticas: sempre nos perguntamos por que estamos fazendo dessa forma, e é assim que evoluímos como humanos quando pesquisamos nossas capacidades de reflexão. Essa reflexão nos ajuda para nos aprimorarmos e para desenvolver competências e habilidades.

Pensar sobre nossas ações e condutas é ver melhor um dilema maior: uma construção de novas visões transcendentes aos limites da tradição com a finalidade de construir novas formas de ser e estar em meio à educação, educação em diferentes espaços.

Na educação a busca pelas construções de novas visões, avançar limites das tradições presentes no ambiente escolar é fundamental, e fica essencial atuar no processo de construção do próprio projeto pedagógico da escola, isso ocorre porque é no projeto da escola que se define a visão que a mesma tem e as diversas maneiras de trabalhar o currículo educativo e diferentes possibilidades estratégicas.

Fica evidente que o espaço escolar deveria ser tempo de reorganização curricular por projetos no lugar de disciplinas, tal ação poderia estabelecer vínculos significativos na relação do professor e no aluno, modo onde haveria críticas no viver e na vida em sociedade, na busca consciente pelo conhecimento, o espaço poderia modificar-se e a escola, em processo de transformação, criar um novo espaço inserido numa perspectiva mais inclusiva, participativa e dinâmica, por esse fato investir na formação continuada de educadores é importantíssima, condutora de possibilidades de discussão e validação dos fazeres já praticado nessa reinvenção é proporciono a construção de espaços coletivos, troca de discussões, momentos de avaliação no desenvolvimento escolar, criando ambientes de interação onde todos tenham voz e vez, voz ativa e vez praticante. Ampliar o olhar no planejamento participativo ajuda a obter novas formas de viver, os atos de aprender e ensinar.

A experiência cotidiana e a prática pedagógica devem ser usadas para compreender a escola e a sala de aula. Uma nova forma escolar é continuar com possibilidade de crescimento para encontros e momentos de formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com