TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento na Filosofia

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

IDENTIFICAÇÃO DO/A DISCENTE

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

PERÍODO LETIVO: 2/2020

TURMA: 1

Professora: Wellen Batalha Pereira

DISCENTE: GLICÍA DE OLIVEIRA SAMPAIO

MATRÍCULA: 21454454

O contexto histórico que propiciou o surgimento do Serviço Social enquanto prática social no Chile

A prática do Serviço Social no Chile se deus por alguns motivos. Um deles foi a aproximação com os movimentos sociais que tem como eixo principal a defesa de direitos e interesses e projetos societários das classes subalternas, principalmente na d´secada de 1960 quando ocorreu o Movimento de Reconceituação latino-americano.

Essa aproximação ocorreu a partir de ações políticas dos movimentos sociais que organizou os trabalhaores e se desenvolveu em uma conjuntura internacional de contrarrevoluções que se generalizaram e que desencadearam rebatimentos de prevenção. Foi um período marcado por conflitos de interesses que influênciava os partidos de esquerda que iniciam debates sobre as contradições sociais e questionavam a atuação dos vanguardas do serviço social.

A partir de uma percepção de classe trabalhadora que há a revisão crítica, deslocamento das interpretações e influências da igreja católica, e a influência dos movimentos estudantis que iniciam as produções de comparação das lutas sociais e as formas que o serviço social estava executando a sua intervenção. Com a aproximação com a esuqerda chilena, foram constituidos o Partido Comunista, Partido Socialista, Partido Radical, o Movimiento de Acción Popular Unitaria (MAPU) e Acción Popular Independiente, que levaram Salvador Allende a conquistar a presidência em setembro de 1970.

Lutavam pela implementação do socialismo, porém foram derrotados pelo golpe militar. Em que agiam como resistência contra o capitalismo, assim como irredutível aos planos desenvolvimentistas que resultaram em uma crise cíclica do capital. Essas observações expõem o período de periodização que determinaram o envolvimento dos processos de aceleração das bases conservadoras do serviço social chileno que ocorreu por fases.

Aprimeira fase se fez presente a partir da posse de Allende em 1970 que marca a União Popular a se aproximar com as bases sociais em que o governo lança programa de reformas e expandem-se e difundem-se as mobilizações das classes trabalhadoras em diversificadas formas, o que acabará por começar a se chocar contra o projeto de reformas graduais e limitadas ao respeito à institucionalidade burguesa.

Com isto desencadearam em susequência a paralisação popular e oposição ao poder executivo e a trabalhar pela continuidade e aprofundamento do processo político de transformação social. E como terceira fase a tentativa de golpe que marca a contrarrevolução e acionam os militares como salvadores.

As mudanças políticas desvelam a profissão com diversos debates e questionamentos sobre a sua funcionalidade da profissão nos processos de exploração e alienção da classe trabalhadora, em que passam a questionar o capitalismo. O serviço social neste contexto inicia a realizar pesquisas para abandonar um tratamento descritivo e fenimênico da realidade, questionam os pensamentos conservadores e aproxima novas referências teóricas para analisar a realidade e a intervenção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com