TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem e O Consumismo

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – MÓDULO BÁSICO

GIULIA GABRIELLI DE PAULA MORAIS - 239572017

O HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2019

GIULIA GABRIELLI DE PAULA MORAIS

O HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina  Políticas e Sociais e Ambientais.

Prof. Célia Regina Mistro

Guarulhos

2019

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

O Consumismo na Sociedade Pós-Moderna

Conforme houve o desenvolvimento de novos meios de produção, iniciou-se uma era chamada de Pós-Modernismo que consiste em uma fase na sociedade onde segue-se um padrão de consumismo desenfreado, que pode acarretar em danos irreversíveis para o meio ambiente e para a sociedade.

 A sociedade atual não possui um controle sobre o que estão comprando, sempre associando a ideia de que precisam obter mais bens.  A mídia auxilia esse consumismo desenfreado que tomou conta da sociedade, concentrando nas propagandas aquilo que as gerações anteriores não tiveram, desta forma as gerações atuais são obrigadas a serem consumistas.
A grande problemática, é de que essa falta de controle da sociedade ao produzir e consumir em massa irá gerar uma grande deficiência de matéria-prima ao longo dos próximos anos e isso poderá se tornar irreversível.

Além de que as propagandas voltadas ao público masculine incitam comportamentos machistas, contribuindo para uma sociedade patriarcal, para uma sociedade onde a mulher é subjulgada e tida como um objeto de prazer, pode-se verificar em diversas propagandas de cervejas e afins. E enquanto nas propagandas que são voltadas ao público feminino, há uma mulher frágil, que busca por apoio emocional em roupas, sapatos e etc.

Uma pesquisa foi realizada pelo Instituto Akatu, em 2018, e esse consumismo desenfreado aumentou cerca de 5% desde a última pesquisa realizada pelo mesmo instituto. Atualmente, cerca de 76% dos entrevistados assumiram que não pensam nas consequencias do consumismo que têm.

A principal causa da produção e do consumismo em massa, é o comodismo. Uma vez que o hábito está enraizado nas famílias e uma mudança tão brusca nesse estilo de vida, traria danos aos empreendedores, a economia dos países.

É importante analisar a importância que o indivíduo na sociedade dá ao bem material e às relações interpessoais, buscando compreender de onde vem a ânsia por obtenção de um consume desenfreado, visto que isso pode ser uma decorrência da sociedade líquida, conforme Zygmunt Bauman, grande filósofo, contemporâneo menciona em seus ideais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com