TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem é um ser que não se deixa levar por acontecimento natural

Por:   •  18/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no roteiro de aula IDÉIAS (E IMAGENS) SOBRE O HOMEM e nos textos referentes a ele, responda as seguintes questões:

  1. O que é o homem?

O homem é um ser que não se deixa levar por acontecimento natural, descobriu uma forma de se adaptar a um meio. É capaz de pensar, enfrentar, transformar a realidade e chegar à cultura a fim de sobreviver na civilização, enquanto, outros animais apenas seguem o ciclo natural de vida. É um ser complexo que adquire, ao decorrer do tempo, conhecimento e experiência.

  1. Em sua opinião, existe algo como uma natureza humana ou os homens são definidos e orientados exclusivamente por um sistema simbólico (cultura) que nega – ou corrompe - o determinismo de seu corpo biológico, isto é, seus instintos? Justifique sua resposta.

Em minha opinião, os homens não são exclusivamente orientados por um sistema simbólico, há uma natureza humana, algo modificado, criado pelo próprio homem. Ele segue seus instintos, tem vontades e opiniões próprias, cria sua cultura, sua crença, transforma e faz sua própria natureza, evolui à todo instante.

  1. Como se pode interpretar, segundo as respostas fornecidas às questões anteriores, a seguinte afirmativa: “o que perturba e alarma o homem não são as coisas, mas suas opiniões e fantasias a respeito delas” (Epicteto).

O homem é um ser que criou sua própria cultura. Pensa, inventa, segue seus instintos, vive em meio às ilusões, emoções, sonhos, fantasias...

Tem sua(s) crença(s), seu(s) valor (es), é um ser complexo, tem conhecimento. O que o perturba não é sua capacidade de desenvolver, de criar, mas sua opinião e fantasias, seus pensamentos e vontades limitados pelo meio cultural da sociedade onde vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (221.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com