TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manual de Ética

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS DOMICILIARES – ÉTICA E CIDADANIA

 

Nome: Daiane Oliveira de Jesus

Curso: CIÊNCIAS CONTABEIS                                                             Data:   02/11/2017.

Título: MANUAL DE ÉTICA: Questões de ética teórica e aplicada

Autor: João Carlos Brum Torres

Ética, moral, direito e política.

Moral comum privada, bem comum e virtude política em perspectiva histórica.

Para os gregos e romanos não havia distinção entre bem comum e bem privado, pois ambas formavam a política, ou seja, a virtude política consistia na excelência de suas ações e caráter, bem como indivíduos justos, realizados e felizes. O que resultava bons homens aptos a exercer responsabilidades públicas, “o que é bem para o indivíduo o é também para a cidade” (Aristóteles).

As lições da filosofia política clássica e o programa de moralização dos príncipes da idade média.

As virtudes eram consideradas indispensáveis para a educação moral dos governantes na antiguidade, como a fé, a humildade, a castidade, a piedade, o amor, virtudes estas advindas do ideário cristão, acrescidos de excelências clássicas, como a prudência, a temperança, a coragem, e a justiça, conjuntamente com as antigas qualidades propriamente políticas, como a liberdade, a magnificência, a clemencia e a palavra honrada.

O corte de Maquiavel: uma nova concepção de política.

Maquiavel traz uma nova concepção de cultura política, derivada das exigências impostas pela conquista e preservação do mando do soberano, que é a razão de ser de todo poder político, como a proteção e promoção dos interesses da comunidade sobre a qual ele, o soberano, exerce. Propunha uma ética própria do homem de Estado, diferente da moral privada, interpretada por muitos, a primeira, como uma antiética. Pois para ele a única maneira de obter uma vida coletiva segura e próspera era ter um poder político interna e externamente forte, manter o equilíbrio, para a ordem interna, a justiça e a prosperidade na vida dos povos. “necessário a um príncipe que deseja conservar-se no poder aprender a não ser bom, e sê-lo e não sê-lo conforme a necessidade” (Maquiavel, O Príncipe).

O direito como ponte entre a ética e a política.

O direito resguarda o vínculo da política com a moralidade, limitando o poder do estado e protegendo os menos abastados.

As lições do constitucionalismo inglês.

A mais importante das contribuições do direito inglês foi o estabelecimento do estado de direito, com a divisão dos poderes do Estado com intuito de dificultar os abusos de poder, preservando a liberdade dos ingleses.

As declarações dos direitos.

As declarações dos direitos fazem ponte entre a ética e a política das monarquias do antigo regime, estabelecendo: ... a liberdade individual definida como o direito de ir e vir, ... e de agir como se quiser sob a condição de não prejudicar a ninguém, ... entre outros, mas que não era em absoluto garantida, para dar proteção jurídica aos indivíduos mais desfavorecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com