TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo

Tese: O Modelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Tese  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

Capítulo 3 – O Modelo

Mais uma reunião entre Simeão e John, e a pauta do encontro é Greg e seu temperamento difícil. Simeão fala da importância dessas pessoas com características diferentes em nossas vidas profissionais, e da um exemplo de seus atritos com dois antigos colegas de serviço e como isso, apesar de parecer ruim, ajudava a eles a tomar decisões equilibradas.

A reunião da manhã se inicia com uma discussão: “Quem seria o maior líder de todos os tempos?” Logo Simeão responde ser Jesus, e o que o diferenciava era a liderança a serviço, sendo esse o fator principal para se adquirir autoridade. Através da autoridade podemos influenciar muitas pessoas, sem autoritarismo ou força, assim como Gandhi e sua luta pela independência da Índia, Martin Luther King e a sua luta pela igualdade social entre brancos e negros nos Estados Unidos. Todos eles conseguiram grandes mudanças sem usar de nenhum recurso de violência.

A reunião da tarde começa com a indignação de Greg, que vê ser muito difícil aplicar esse método de liderança, então Simeão começa a explicar como obter autoridade, que é através do serviço e sacrifício, usando a palavra amor para exemplificar melhor, o que acabou impactando algumas pessoas.

Simeão explica o amor como um comportamento e não somente como um sentimento, e ele se constrói através da vontade, ou seja, querendo amar. E você tendo intenção, mas não correspondendo com ações é igual a nada, mas quando as intenções são seguidas de ações, ai se constrói a vontade.

Todo esse ensino foi resumido de uma forma genial pela enfermeira, onde ela explicou que deve haver uma harmonia entre intenções e vontades para assim termos um comportamento onde poderemos amar as pessoas e até nos sacrificar por elas para satisfazer suas necessidades, exercendo assim autoridade e ganhando o direito d ser chamado de líder.

Capítulo 4 – O Verbo

Eram quatro horas de uma manhã de quarta – feira e John já estava desperto em sua cama refletindo sobre sua semana, ensinamentos e Simeão. John então chega para sua reunião rotineira com Simeão, e elogia o modelo de liderança que aprendeu no dia anterior, e também discute um pouco sobre religião com Simão.

A reunião do período da manhã começa e tem como tema o amor. E Simeão começa a falar de seu tempo de estudante e de seu ateísmo, e que não conseguia entender as palavras de Jesus quando ele falava para “amar seu próximo”, e numa noite seu professor explica o que essas palavras significavam, falando que o Novo Testamento foi originalmente escrito em grego, e a palavra que fora usada por Jesus quando ele proferiu essa frase foi ágape, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, ou seja, tratar todas as pessoas amorosamente, respeitosamente, não importando como elas se portam.

Simeão comenta sobre uma passagem na Bíblia que fala sobre o amor, que o pregador logo fala, e todos vêem como essa passagem se parece com a lista de qualidades de liderança que haviam feito dias atrás.

Na reunião da tarde eles começaram a falar sobre as características do amor ágape, com ajuda de Teresa que pesquisou todas as palavras no dicionário.

A primeira palavra foi paciência, e foi definida como mostrar autocontrole, sendo que todos fizeram comentários e como de costume Greg foi contra.

Outra palavra foi bondade, e definiu-se como dar atenção, apreciação, incentivo. E também foi muito discutida, e John citou o exemplo da experiência de Hawthorne, e Simeão explicou o que é ouvir ativamente, que é você realmente participar emocionalmente e dar toda sua atenção para quem está falando. Simão também falou sobre apreciação e incentivo, assunto que foi contestado novamente por Greg, mas que todos ajudaram a definir, já que isso é muito importante para todos os homens, sendo uma legítima necessidade como a diretora argumentou.

A terceira palavra foi a humildade, e foi definida como: Ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. “Pensar menos a respeito de si mesmo” como a treinadora falou.

A quarta palavra foi Respeito, que é tratar as pessoas como se fossem importantes, e Simão deu um bom exemplo usando Greg e uma possibilidade de seu superior chegar em seu departamento, e disse que o comportamento de Greg provavelmente teria todos esses itens que estão sendo discutidos.

A quinta palavra foi Abnegação, que significa satisfazer as necessidades dos outros, e seu oposto é o egoísmo. É satisfazer as necessidades dos outros mesmo que você tenha que sacrificar as suas.

A sexta palavra foi Perdão, que é desistir de ressentimento quando enganado. Como lidamos com humanos, é normal que eles nos frustrem, e quando isso acontecer devemos ter um comportamento afirmativo, ou seja, ser aberto, honesto e direto com as pessoas.

A sétima palavra foi honestidade, que significa ser livre do engano. Muito mais do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com