TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge E O Executivo

Trabalho Escolar: O Monge E O Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Crítica: O monge e o Executivo

Vamos conhecer agora um pouco sobre a história do livro O monge e o executivo, aonde através da leitura compreendemos os conceitos de como ser um bom líder nas organizações atuais.

O livro fala sobre a história de um homem de negócios aparentemente bem-sucedido, mas que na verdade está passando por uma fase bem turbulenta em sua vida e por problemas em várias áreas. John resolveu participar de um retiro em um mosteiro, onde iria ser trato de um assunto que era de seu total interesse a Liderança, após influência de sua esposa e do pastor da igreja que o mesmo freqüentava.

No primeiro capítulo: As Definições, é abordado as definições de Liderança como sendo um “habilidade de influenciar as pessoa para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para um bem comum”. Também é abordado a diferencia de um líder que utiliza o Poder, e o líder que utiliza Autoridade, a diferencia básica entre os dois conceitos é que Poder é definido como uma faculdade, enquanto Autoridade é definida como habilidade de influenciar as pessoas.

No segundo capítulo: O Velho Paradigma, podemos dizer que paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Existem velhos e novos paradigmas, aonde os velhos seria aquelas pirâmides aonde o presidente está no topo e o operacional está na última janela, e os novos paradigmas pode-se dizer que é utilizado a mesma pirâmide sendo em forma inversa aonde o cliente que está no topo e o presidente vem na última colocação, neste novo paradigma o papel do líder não é impor ordens e sim o seu real papel é servir.

No terceiro capítulo: O Modelo, Neste capítulo é utilizado o estilo de liderança ao qual foi baseado de Jesus Cristo que é o modelo a serviço, aonde pode ser classificado de cima para baixo: Autoridade, Serviço e Sacrifício, Amor e Vontade. Ou Seja, Jesus Cristo não usava o estilo poder porque não tinha poder, ele influenciava o outro porque tinha autoridade.

No quarto capítulo: O Verbo, Pode-se compreender através da leitura desse capítulo que o amor está totalmente ligado a liderança, aonde para liderarmos pessoas temos que ao menos saber o que é amor, e ter o mínimo de afeto por elas, pois os dois são sinônimos. O líder deve ser honesto e confiável para que possa passar confiança a seu liderados e ser exemplos para eles.

No quinto capítulo: O Ambiente, Nesse capítulo é abordado a importância de criar um ambiente saudável para que as pessoas cresçam e tenham sucesso. Deve-se levar em consideração o tempo que cada um precisa para que seja obtido frutos desse ambiente saudável valendo lembrar que nem sempre esse crescimento e desenvolvimento ocorrerá.

No sexto capítulo: A Escolha, Este capítulo aborda a importância das escolhas que iremos fazer como líderes e as conseqüências que iram ocorrer através das nossas escolhas.

No sétimo capítulo: A Recompensa, Quando se utiliza a liderança dentro dos conceitos vista acima podemos ver a grande importância de fazer a diferença na vida dos nossos liderados, e teremos a sensação de dever cumprido e ainda puder obter um sentimento inexplicável que se chama Alegria que é “a satisfação interior e a convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com