TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Assombrado pelos Demônios

Por:   •  21/4/2021  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do capítulo 03 do livro O Mundo Assombrado pelos Demônios – Carl Sagan.

Cada campo da ciência tem seu próprio complemento de pseudociência. “Os geofísicos têm que enfrentar-se a Terras plainas, Terras ocas. Os biólogos evolutivos têm aos literalistas bíblicos lhes pisando os talões. Os arqueólogos têm antigos astronautas, runas falsificadas e estátuas espúrias. Os químicos ainda têm a alquimia. Os psicólogos têm muito de psicanálise e quase toda a parapsicologia. A astronomia tem como pseudociência equivalente principal a astrologia. Às vezes as pseudociências se entrecruzam e aumenta a confusão, como nas buscas telepáticas de tesouros coveiros da Atlântida ou nas previsões econômicas astrológicas”.

Neste capitulo é apresentado ao leitor vários casos que comprovariam a pseudociência da astronomia como rostos de extraterrestres na lua e Marte, porem a maioria deles são apenas manifestações do fenômeno psicológico pareidolia, onde as pessoas reconheçam padrões nas coisas (por exemplo quando reconhecemos rostos, animais e formas nas nuvens.)

Além disso, Sagan dá uma possível causa para notícias falsas se espalharem com mais facilidade “Essas reportagens persistem e proliferam porque vendem. E vendem, acredito, porque muitos de nós desejamos fervorosamente uma sacudida que nos tire da rotina de nossas vidas, que reviva aquela sensação de maravilha que recordamos da infância e também, em alguma das histórias, que nos permita ser capazes, real e verdadeiramente, de acreditar... em alguém mais velho, mais preparado e mais sábio que nos cuide. Está claro que a muita gente não basta a fé. Procuram evidências, provas científicas. Desejam o selo científico de aprovação, mas são incapazes de suportar os rigorosos padrões de provas que repartem credibilidade a esse selo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (21.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com