TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Capítulo do Mundo Assombrado Pelos Alienígenas de Carl Sagan

Por:   •  9/5/2019  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

Alienígenas e sua relação com o método científico.

LUCIANO. O mundo assombrado pelos demônios. 1 ed. São Paulo: Sagan, 1995. cap. 4, p. 60-75.

Rafael Jonas Fonseca Luciano – Graduando em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A partir da década de 50 surgiram relatos de aparições estranhas em diversos locais do mundo, em especial nos Estados Unidos. Diversas pessoas descreveram ter avistado objetos estranhos sobrevoando os céus e aparentemente tentando se comunicar com a vida terrestre. Mas será mesmo que seres de outros planetas estão tentando manter contato com a Terra? É o que o livro Alienígenas, de Carl Sagan, tenta pontuar com fatos sobre o mundo alienígena e os acontecimentos passados. O autor Carl Edward Sagan foi um cientista, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e autor de mais de 20 livros. Estudou na escola Rahway High School, em Rahway, Nova Jérsei, em 1951 e é graduado pela Universidade de Chicago (1955) e, também, pela Universidade do Colorado (1957).

Este vasto conteúdo, juntamente com as análises dos acontecimentos sobre UFO’s (Unidentified Flying Objects), em português, (objetos voadores não identificados), será sintetizada em 373 páginas organizadas em vinte e cinco capítulos, com o objetivo de fornecer questões sobre a Ufologia, os acontecimentos durante a história e como a metodologia científica prova e organiza estes fatos para melhor entender seres de outras galáxias.

No capítulo, Alienígenas, o autor apresenta uma breve história sobre experiências relatadas por pessoas de todo o mundo, mas principalmente dos Estados Unidos, onde tiveram algum contato com seres extraterrestres que se deslocam em UFOs. Continuando, Sagan utiliza questões elaboradas por essas pessoas para compor seu enredo e, desta forma, conseguindo uma maior aproximação com o leitor, colaborando também, para uma leitura mais dinâmica.

Além disso, com a progressão da leitura o autor começa a deixar explícito a função da ciência para seguir os padrões de evidência e análises dos fatos para realmente sabermos se algo é verdadeiro ou passa apenas de histórias mal contadas. Dentre outras questões, segundo Sagan, está também a importância do método científico, quanto mais deseja-se que algo seja verdade, mais cuidado precisa-se ter para provar tal afirmação.

Mais adiante, o autor comenta sobre os pictogramas supostamente feitos por alienígenas na década de cinquenta, em plantações nas mais diversas fazendas pelo mundo. Apesar de várias pessoas jurarem que era verdade, mais tarde foi descoberto que eram indivíduos que estavam por trás destes desenhos. Após toda essa análise e fatos que aconteceram no passado, Sagan deixa claro no livro que o ser humano precisa aplicar a ciência no seu cotidiano, abusar do ceticismo para confrontar crenças estabelecidas e ser mais crítico. Porém, infelizmente, ele comenta que estas ferramentas não estão à disposição dos cidadãos na sociedade atual.

Após uma leitura agradável, atenta e proveitosa da obra, cabe sublinhar, pelo menos, um ponto: ficou a desejar a organização em que o capítulo foi montado, com a estrutura superficial e o falho desenvolvimento dos capítulos. Entretanto, vale ressaltar a objetividade do conteúdo presente neste capítulo de Carl Sagan, com ideias claras, eficientes e um vocabulário mais acessível, o que contribuíram para o fácil acesso da obra. E desta forma, pode-se dizer que é uma ótima leitura para aqueles que querem se integrar sobre o mundo da Ufologia e a relevância do método científico para tais estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com