TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Pós Moderno

Pesquisas Acadêmicas: O Mundo Pós Moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 7

“O Mundo Pós-Moderno”

Filosofia: Razão e Modernidade

Professor Enrique Porta

Belo Horiznte 2014

Tese: A sociedade Pós- Moderna é caracterizada pelo relativismo em sua cultura. Seus valores morais, seus conceitos estéticos, suas atitudes e suas crenças religiosas e políticas perderam o aspecto positivo ou negativo que antes carregavam. Hoje em dia, mais do que nunca, tudo é relativo.

Introdução:

Na sociedade Pós Moderna, mais do que nunca o relativismo tem imperado nas questões sociais. Não há mais certezas impostas, não há mais convicções no que se acredita. Em um piscar de olhos os valores da sociedade Pós Moderna mudam de um extremo ao outro sem necessidade de um processo gradativo e conturbado como acontecia no passado, onde esse processo para mudança dos costumes fossem eles religiosos, morais ou políticos, era doloroso demorado.

Classificações que antes eram simples tornaram-se complexas. O que seguia naturalmente seu curso está hoje sendo controlado e produzido em laboratório. As prioridades, que mudam rapidamente, fragilizam as interações entre o homem e a natureza. O na natureza era olhado com fascínio hoje em dia já não passa de um fenômeno obsoleto. Criou-se uma sociedade fútil e sem raízes. Limita-se as imagens, atitudes e sentimentos a padrões estabelecidos pela maior ferramenta transformadora de valores que é a mídia.

Não há mais barreiras para o poder humano com o crescimento do mundo virtual, pode-se estar em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Até a morte vem sendo driblada seja pelos métodos de prolongação da vida ou pela perpetuação das ideias através de imagens ou filmagens de alguém que já se foi. A cada dia mais fica difícil a separação da realidade do mundo e a realidade virtual. Daí a facilidade de se moldar a sociedade de acordo com os interesses e visões daquele que está controlando a mundo virtual.

A televisão vem manipulando a maneira de agir e de pensar da sociedade. Nela tudo é acessível, não há senso no que pode ser exibido e ela dita o que é bom ou ruim, o que é necessário ou não. Por essa manipulação de valores as pessoas perderam os laços que as unem e se tornaram cada vez mais egoístas e auto- suficientes.

Capítulo 1- Modos e Modas de nosso tempo:

A moda que antes era um modo de expressar personalidade e ideias, agora é algo passageiro e superficial. Ela mostrava o que as pessoas eram, mas hoje ela mostra o que e quanto as pessoas possuem. Ela foi modificada pelas rápidas mudanças que ocorreram na sociedade principalmente após a Segunda Guerra Mundial, com a inserção da mulher no mercado de trabalho alcançando sua independência e ousando cada vez mais nas vestimentas e principalmente nas atitudes. No mesmo ritmo que a liberdade feminina aumentava, o tamanho da saia diminuía simbolizando essa independência. Mas o que começou como um movimento de contestação foi simplesmente incorporado à industria moda . O relativismo dos conceitos somado com a exposição do corpo na vida diária, provocou o crescimento do erotismo que aliado com a banalização do sexo como apenas um exercício corporal, tornou os relacionamentos afetivos efêmeros e passageiros. Ama-se o belo, mas somente por uma noite.

Capitulo 2 – Quando o vídeo game captura a vida

Em conjunto com a televisão os vídeos games vêm transformando a conduta de uma parcela da sociedade que tem dedicado grande parte dos seus dias aos jogos computadorizados. Nas visões de pessimistas as consequências de dedicar inúmeras horas à esses jogos atingem não somente o lado psicológico dos jogadores estimulando o individualismo, a violência e a sensação de impunidade, mas também o físico gerando problemas nas mãos devido ao movimento repetitivo , e problemas na visão. Por outro lado opiniões otimistas argumentam que o avanço na tecnologia impulsiona a educação, exercitando o raciocínio, e aumentando a exposição do aluno ao conhecimento que não seria atingido em aulas convencionais. Para eles o vídeo game também aumenta a passividade, e a autoestima dos jogadores. O argumento é que vídeos games podem ser ferramentas na reabilitação de pessoas com deficiências intelectuais. Infelizmente como esse problema é considerado novo em nossa sociedade não há ainda pesquisas concretas que poderiam deixar menos espaço para o relativismo empregado nessa questão. Por enquanto teremos que nos contentar com a fragilidade das suposições sobre o caráter educativo revolucionário ou o caráter individual e alienador dos jogos de vídeo game.

Capitulo 3 – A sociedade das tribos

Com a descrença nos partidos políticos que deveriam lutar pelo povo apareceram na sociedade tribos que ao invés de confiar em representantes resolveram representar a si mesmo. Tribos como os funkeiros,os cyberpunks, os neonazistas, geração-X entre outros, que possuem características próprias também foram afetadas pelo relativismo. Um exemplo, os cyberpunks, usam suas ferramentas de forma relativa a seus interesses. Por um lado os chamados hackers – que são programadores pacíficos- usam seu conhecimento e tecnologia para invenções e libertação das leis e burocracias, e por outro lado os crackers usam a tecnologia para cometer crimes. O relativismo dos valores também levou a violência das ruas a ser inserida no comportamento dessas tribos como algo fundamental, um ritual de iniciação, ou simplesmente uma maneira de tornar eventos mais emocionantes.

Capitulo 4 – A música que não é musica

O relativismo que afeta a moda e os costumes de uma sociedade também afeta a música. Ritmos que eram harmonizados atualmente são considerados ultrapassados, surgiram ritmos diferentemente estruturados tais como o hip hop, o sampling - que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com