TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento Da Filosofia

Trabalho Escolar: O Nascimento Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

A que obras em verso se refere o texto? e a que obras em prosa?

TEXTO : EM TODAS AS LITERATURAS, A PROSA É POSTERIOR AO VERSO, COMO A REFLEXÃO O É Á IMAGINAÇÃO. A LITERATURA GREGA NÃO FAZ EXCEÇÃO Á REGRA, ANTES A ACENTUA , POIS O DESNÍVEL CRONOLÓGICO ENTRE AMBAS E DEVE IMPORTAR UNS TRÊS SÉCULOS

- MARIA HELENA ROCHA PEREIRA. ESTUDOS DE HISTORIA DA CULTURA CLÁSSICA, V, 1. CULTURA GREGA. 3. ED. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUTES GULBENKIAN, 1970. P. 199

A que obras em verso se refere o texto? E a que obras em prosa?

(b)Quando prevalecem o verso e a prosa na cultura grega?

(c)O que o texto quer dizer com a oposição entre imaginação e reflexão?

10- (UEL – 2007) “Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os Gregos puseram a serviço do seu problema último – da origem e essência das coisas – as observações empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo de submeter ao pensamento teórico e casual o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo.” Fonte: JAEGER, W. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 197.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar:

a) Em que pese ser considerada como criação dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da religião e apenas posteriormente chega à Grécia.

b) A filosofia representa uma ruptura radical em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens.

c) Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.

d) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.

e) O mito já era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que até hoje são objeto da pesquisa filosófica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com