TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento Da Filosofia

Dissertações: O Nascimento Da Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

O Nascimento Da Filosofia:

Responda as questões, do cap. 3 sobre o nascimento da filosofia:

1)A passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns por algunsteóricos com a tese do “milagre grego”, posição descartada por outros. Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?

A tese do milagre grego consiste na passagem damentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo.

Contraposição: Que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do milagrerealizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.

2)Qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga?

Aágora (praça pública) é o espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum. Expressar-se por meio do debate fez nascer a política, que permite ao individuo tecer seu destino na praça pública.3) O que significa dizer que a democracia grega era uma democracia direta? Sob esse aspecto, em que se distingue das atuais democracias?

Uma democracia direta é qualquer forma de organização naqual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas. O exemplo mais marcante das primeirasdemocracias diretas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o Povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas. Na Grécia antiga o "Povo" era composto por pessoas com título de cidadãoateniense. Porém, mulheres, escravos e mestiços não tinham direito a esse título, exclusivo para homens que fossem filhos e netos de atenienses. No mundo atual o sistema que mais se aproxima dos ideaisda democracia direta é a democracia semidireta da Suíça

4)Identifique as características comuns à reflexão dos filósofos pré-socráticos.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »