TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oleo De Lorenzo-reflexoes

Pesquisas Acadêmicas: O Oleo De Lorenzo-reflexoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

3 CRÍTICA OU APRECIAÇÃO DO RESENHISTA OU CRÍTICO:

Apesar de comovente e edificante a história de Lorenzo confunde-se com uma prática bastante complicada e perigosa: a autonomia assumida pelos pais do garoto, ainda que de forma "responsável" poderia ter conseqüências muito trágicas; Muitas vezes guiados pelo calor da emoção e não pelos presságios da razão, estes se opunham aos limites dos princípios éticos que regem a ciência.

Os riscos de uma tragédia eram iminentes, e a história de Lorenzo poderia ter tomado outros rumos, perdendo o seu brilhantismo e a vocação cinematográfica.

Eles sabiam, por exemplo, que o óleo era tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ALD.

Postulando os fatos sob o viés da metodologia científica constatamos que os pais do garoto guiaram-se inicialmente pelo senso comum, e que através de seus estudos e de deduções próprias foram conseguindo materializar o conhecimento científico sobre a doença. Eles partiram da "estaca zero" e felizmente conseguiram obter êxito em suas pesquisas, utilizando-se do método observacional e da prática exploratória.

Desprovidos de métodos e de sistemas lógicos os pais de Lorenzo fizeram suas primeiras conclusões embasados apenas em suas próprias "crenças" e certezas, fazendo deduções irrefletidas e apoiando-se nas experiências alheias e comuns a sociedade que pertenciam; como expectadores passivos estes se limitavam a entender a doença de modo superficial, não examinando a validade ou verdade daquilo que os médicos afirmavam, e desconhecendo ou não questionando os fundamentos teóricos que elucidassem o seu problema (a doença) ? apoiando-se assim no senso comum que conforme Marconi e Lakatos (2006) possui todas essas características.

Ao passo que deixam a sua posição conformista e assumem o posto de estudiosos e agentes, eles vão além das deduções empíricas e alcançam a égide do conhecimento científico. E não só buscam como também conseguem compreender o fenômeno, identificando as suas causas e as leis que o regem, e a partir daí orientam seus estudos de forma sistematizada, racional e reflexiva, demonstrando coesão, lógica e objetividade. (GIL, 2002).

A partir daí torna-se evidente a sede do casal em trilhar caminhos metodológicos compatíveis com a ciência, obtendo mecanismos e fundamentos para o desenvolvimento de uma pesquisa científica que Gil (2002, p.19) considera como um "procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos". (grifo nosso).

Compartilhando dessa mesma visão Marconi e Lakatos (2006) afirmam que o método científico é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo ? conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

Vale ressaltar que os pais de Lorenzo não iniciaram os seus estudos por modismo ou por sugestão acadêmica, mas pela necessidade própria de achar soluções para o seu problema (a cura da ALD), e que isso os instigou a dar continuidade nas suas pesquisas, ajudando-os a mudar a realidade.

"[...] toda pesquisa tem uma intencionalidade, que é a de elaborar conhecimentos que possibilitem compreender e transformar a realidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com