TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paciente como ser Humano

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 4

REMEN, Rachel N. O Paciente como ser humano. 3ed. São Paulo: Summus, 1993.

CITAÇÕES

Remen (1993, p. 45) informa que as pessoas que possuem uma boa saúde, possuem a capacidade de lidar melhor com as mudanças físicas e psicológicas do mundo, que a cada dia, torna-se mais complicado e estressante, por conta da capacidade, desenvolve uma percepção significativa e realizada da situação vivida.

Segundo Remen (1993, p. 55) o corpo humano exerce controle sobre a mente humana e esse controle impõe alguns tipos de efeitos colaterais na mente de certo modo familiares.

 “À medida que nos aproximamos do século XXI, habituamo-nos de tal forma aos benefícios da ciência que eles virtualmente passam despercebidos.” (p. 15)

Mesmo com todo avanço cientifico das ciências, as pessoas leigas cientificamente possuem o costumes de acusar os pesquisadores de negligencia. Pois para as pessoas que não possuem o conhecimento desta ciência, o conhecimento já existente não é e nunca vai ser suficiente. (REMEN, 1993) (p. 15)

Segundo Remen, (1993, p. 14) A ciência com todo seu conhecimento melhorou a qualidade de vida humana, mais neste processo acabou revelando que o ser humano não precisa só disso em sua estadia neste mundo, não precisa apenas de coisas materiais mais sentimentais também.

 “As pessoas começam a perceber que determinadas qualidades vitais estão ausentes de calor, entusiasmo, compreensão, humor, esperança, aspiração.” (p.14)

As pessoas que possuem algum tipo de doença, como, diarreia, ou vomito entre outros, antes de algum evento importante, estão sofrendo da consequência da ligação dos sentimentos, mente, com o corpo. (REMEN, 1993) (p. 54)

 [...] o impacto de uma enfermidade comum sobre determinada pessoa é bem mais variável; diferentes criaturas reagem de maneiras muito diversas à mesma doença. (p. 103)

Pouco a pouco, percebemos que objetivo, direção e significado, longe de serem questões filosóficas, de algum modo estranhas à nossa vida, são fundamentais para o nosso bem-estar e saúde.” (p. 14)

Em nossa insatisfação, procuramos as instituições de nossa sociedade, a educação, a lei, a medicina, o governo e a religião, exigindo que elas atendam às nossas necessidades mais profundas e apresentem soluções viáveis para as dolorosas deficiências em nossas vidas. (p. 14)

Segundo Remen (1993, p. 105) a primeira fase pra podermos reconhecer quando alguém esta com problemas em sua vida, é quando ele para de realizar seus hábitos que poderiam ser considerados normais e realiza ao contrario ou até não realiza.

TEXTO DISSERTATIVO

Na obra apresentada é demonstrada uma preocupação correlacionada a possível aprendizagem do leitor a obra. Não esquecendo seu objetivo próprio, que é mostrar a influência das doenças psíquicas na vida do ser humano e também como o profissional da área devera atuar com paciente.

A autora nos ensina que quando estamos como problemas em nossa vida física, sem percebermos, acabamos mudando atos e costumes naturais do nosso dia-a-dia. Segundo a autora isso acontece por existir uma ligação psíquica da mente com o corpo, criando assim certos tipos de consequências que são a derivação de uma das partes.

O ser humano tem-se a preocupar com o corpo e mente, só nos momentos que não tem como adiar a situação, tornando-se assim a possível cura algo demorado e desgastante. A autora deixa clara durante a leitura, à importância que uma vida saudável incorpora e ajuda na capacidade de enfrentar os problemas diários, ela nos conscientiza da importância, tanto diariamente como na prevenção de possíveis doenças.

Não esquecendo que na sua obra, ela tenta realizar a proeza de nos fazer entendermos a existência tanto da separação como da ligação entre o “eu” e o “corpóreo” e em como o estado de cada um é transpassem-te ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com