TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É FELICIDADE?

Por:   •  12/4/2018  •  Monografia  •  7.309 Palavras (30 Páginas)  •  1.669 Visualizações

Página 1 de 30

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES

“SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”

O QUE É FELICIDADE?

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2016

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES

“SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”

O QUE É FELICIDADE?

Monografia apresentada ao curso de filosofia como condição para conclusão do primeiro ano do curso.

Orientador: Profª. Drª. Maria Cristina Pascutti de Oliveira

São José do Rio Preto

2016

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES

“SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”

O QUE É FELICIDADE?

FOLHA DE APROVAÇÃO

Profª. Drª. Maria Cristina Pascutti de Oliveira

ORIENTADORA

Novembro - 2016

SÃO JOSE DO RIO PRETO

2016

Dedico este trabalho primeiramente a Deus centro de minha caminhada, a minha família que está comigo em todos os momentos de minha vida e a todos meus professores que dedicam suas vidas à transmissão dos seus conhecimentos na esperança de um futuro melhor.

“Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente.”

Érico Veríssimo

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

  1. A FELICIDADE, SEGUNDO FILÓSOFOS1
  1. A felicidade na visão de Epicuro2
  2. A felicidade na visão de Santo Agostinho3
  3. A felicidade na visão de Sêneca4
  1. O CONSUMISMO E A FELICIDADE4
  1. Os tempos modernos e o consumo5
  2. Relação do consumo e a felicidade nos dias atuais5
  3. Sexo: Felicidade momentânea ou não felicidade?6
  4. Gráfico da pesquisa6
  5. O que é ser feliz para crianças, jovens e adultos6
  1. DEUS E A FELICIDADE4
  1. Felicidade para os cristãos6

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

RESUMO

Durante a vida, as pessoas buscam a felicidade. Mas o que é felicidade? Este estudo tem por objetivo buscar, por meio da filosofia e de suas contribuições, novas óticas do que é a felicidade, podendo assim torná-las conhecidas às pessoas. Para que dessa forma as pessoas, que almejam ser felizes, encontrem uma luz no “fim do túnel”, podendo desta forma aplicarem os meios apresentados em suas vidas e assim experimentarem novas experiências de felicidade, o que pode levar dessa forma a terem uma vida mais tranquila e saudável. Nesta pesquisa, utilizamos os estudos de alguns filósofos que estudaram a temática felicidade, tais como: Epicuro, Santo Agostinho e Sêneca para fundamentar e iluminar o que seria a felicidade em suas visões e para se chegar ao que a maioria das pessoas pensam acerca da temática. Portanto, a pesquisa pretende contribuir na reflexão das possibilidades do que seja, de fato, a felicidade no mundo contemporâneo.

Palavras-chave: Felicidade; Vida; Filosofia; Deus.

INTRODUÇÃO

O tema que será abordado, neste estudo, é o da felicidade. De modo geral, todos buscam a felicidade, durante a sua vida, pelos mais diversos meios existentes. Seja por meio de bens materiais, seja por meio dos prazeres carnais, ou até mesmo por meio de Deus. Mas afinal o que é felicidade?

Para tentar sanar essa questão levantada sobre o que é felicidade, tendo em vista o bem daqueles que almejam alcançar ao menos o “sabor” da felicidade, serão utilizadas várias contribuições a partir dos pensamentos de diversos filósofos e doutrinas que vendo a importância da problemática, fizeram toda uma reflexão para encontrarem a felicidade que todos buscam.

Dessa forma, ao tomarmos conhecimento dos pensadores e mergulhando na leitura proposta, possamos ao menos ter uma visão ainda que não profunda da felicidade, mas conhecendo vários pontos de vista e assim se adequar ao que se encaixar melhor à sua realidade e a que tipo de felicidade deseja ter.

A partir da problemática levantada, objetiva-se comparar os diversos tipos de felicidades, dando ao leitor meios pelos quais ele possa se enquadrar e fazer sua própria reflexão filosófica da felicidade em sua vida.

A organização desse estudo será feita por meio de investigação bibliográfica, leitura e interpretação de dados a partir de questionários aplicados nas comunidades, tendo em vista as diferentes visões da problemática felicidade para os filósofos e para os entrevistados.

Sobre os filósofos, vale lembrar que cada um viveu em épocas diferentes e tem pensamentos diferentes com base no local em que viveu e os problemas que haviam para enfrentar. Para que, dessa forma, todos tenham uma ótica panorâmica da felicidade que tais filósofos tinham.

Por meio dessa metodologia pretende-se alcançar as portas pelas quais todos possamos entrar e ter muitas perspectivas diferentes do que é a felicidade, podendo aplicar todo o conhecimento adquirido em nossas vidas.

Portanto, esta pesquisa destina-se a todas as pessoas que estão à procura de um “colírio” que “desembace” seus olhos para assim ver o que é ser feliz ou alcançar a tão almejada felicidade ou ao menos ter a ciência de que existem outros meios de ser feliz, além dos que já se conhece.

Como base para esse estudo, usar-se-ão os pensamentos do filósofo grego Epicuro na obra Carta sobre a felicidade (2002) na qual ele mostra a seu discípulo Meneceu os caminhos necessários para se chegar a felicidade.

Também serão utilizadas as contribuições iluminadas por meio do pensamento do filósofo Sêneca, na obra Da vida Feliz (s/d) na qual nos fala de encontrar a felicidade não no senso comum, mas por meio da razão.

Será citado também o pensamento de Aurélio Agostinho que é um importante filósofo da patrística e também doutor da igreja. Utilizaremos o capítulo X de sua obra Confissões (1984), que mostra que a felicidade está na busca de Deus, pois a felicidade é o próprio Deus. E para fundamentar ainda mais sobre a felicidade, segundo a doutrina cristã, será usado o (CIC) Catecismo da Igreja Católica (2011) que é um livro da doutrina cristã no qual está fundamentada toda a sua fé e aborda os mais variados problemas apresentados pelo homem, inclusive a problemática sobre a felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (297.4 Kb)   docx (335.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com