TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que podemos ter por Bioética

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Afinal, o que podemos ter por Bioética?

Bioética, uma palavra recente em que basta meio segundo para que um astuto entenda o termo através da raiz etimológica: Ética da vida, mas seria mesmo algo assim tão simples como nos supõe esse rápido entendimento do significado do termo? Ou as palavras ética e vida admitem em si próprias complexidade suficiente para afirmar uma ideia mais profunda?

É importante colocar que o termo Bioética pode ser ampliado para abranger a maior concepção de vida - como partes do ecossistema terrestre o respeito à vida das demais espécies viventes na terra é algo inteligente e necessário ao homem - mas é no aspecto humano que a prática da Bioética mais se ocupa e é nesse objeto não menos intrincado que estão focadas as próximas linhas.

Ainda que pouco palpáveis certos conceitos existem desde que os homens são homens e instituíram como seres gregários que são em suas organizações o cuidado parental e as demais relações de responsabilidade entre os membros do grupo. Como exemplo temos os elementos de coesão social: as regras morais com seu estudo fundamentado e o próprio Direito. Em um sentido amplo poderíamos então definir a Bioética como um desses antigos e variáveis conceitos?

A história prova que a compreensão moral da vida sempre foi preocupação das mais diversas civilizações, os gregos consideraram a vida de certos indivíduos como superior à dos demais; alguns, inclusive os médicos, foram, portanto, considerados semideuses enquanto os escravos tinham seu valor humano quase anulado ou simplesmente alienado. Hodiernamente temos que estando um recém-nascido deficiente em certas comunidades estará o grupo indispostos com o jovem por concluírem que é um amaldiçoado, seguem então ao infanticídio; tal prática é ainda existente em certas comunidades indígenas brasileiras enquanto a legislação do país condena o ato positivando a regra moral originalmente judaica anexada pela moral cristã. Podemos entender então que a Bioética é variável através do tempo e espaço? Certamente como um estudo sistemático de valores morais sobre a vida que uma dada cultura assume a Bioética seria bastante variável e assim um termo plenamente abstrato.

Acontece que no uso prático essa alta variação não pode ocorrer e é importante observar que a ideia é atual em cada época e necessariamente absoluta em cada lugar. É necessário para que a Bioética possa tratar dos casos concretos seja também concreta e é essa a ideia invariável, prática e menos abrangente que devemos ter de Bioética; tal como preconizaram os criadores da palavra na década de 1970 é o sentido cabível ao que se compreende da moral da sociedade moderna.

O termo foi utilizado primeiramente pelo professor e pesquisador de oncologia Van Potter, a quem se atribui a frase “Nem tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável”. Ele apresentava preocupação com a crescente interferência científica direta na vida e propôs então um estudo especializado que melhor orientasse as pessoas nas questões morais, para entender essa Bioética como equipamento para a vida diária deve-se analisar alguns pontos. Diversos fatores através do tempo influenciaram a postura ética sobre a vida, na Grécia temos o já citado exemplo da cultura que afirmava o médico como um ser superior que usava do seu poder para reabilitar as pessoas e assim tinha uma dignidade social superior (o que explica o paternalismo hipocrático); com o cartesianismo além de diminuição do valor total do indivíduo – consequência  de um estudo superespecializado nas partes - as ciências da saúde ganharam uma postura cada vez mais racionalista e o advento da microbiologia gerou um foco nas doenças em vez do doente. Aspectos nunca tão atuais também tem digladiado com a Bioética, o hedonismo com a suprema busca pelo prazer físico gerou a adoração ao corpo jovem e bonito colocando indivíduos com essas características em uma situação de melhor dignidade, enquanto isso o alto individualismo altera as noções de responsabilidade social e liberdade e a sociedade baseada no lucro insiste em analisar também o homem pela sua utilidade para o todo criando graus de relevância para os indivíduos. A importância de observar todos esses fatores está na fundamentação da Bioética: o supremo valor da vida humana. Na compreensão desse fator devemos assumir a complexidade da pessoa humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (537.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com