TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Museu

Trabalho Escolar: O Que é Museu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como o conceito de museu foi construído historicamente?

Na Grécia Antiga o mouseion, também conhecido como templo das musas, era uma instituição designada ao saber da filosofia e à centro de pesquisas. O mouseion era um lugar único, habitado pelas divindades, as musas, que por sua vez recebiam oferendas em objetos exóticos por serem contempladas. Tais objetos podiam ser exibidos ao público por um tributo.

O grande mouseion de Alexandria foi criado graças à economia segura da distania dos Ptolomeus, no Egito por cerca do século II a.c., com os objetos voltados ao saber enciclopédico. O mouseion de Alexandria priorizava e buscava ensinar todos os conhecimentos relacionado a religião, astronomia, mitologia, filosofia, medicina, e zoologia, sem falar no seu espaço onde tinha obras de artes, instrumentos, pedras preciosas, entre outros objetos. Sua biblioteca possuía os saberes do mundo antigo e tinha a intenção de preservar a cultura mundial.

Com o passar do tempo, consequentemente o acervo alterou o nome para MUSEU, contudo, possuindo o mesmo significado. Desde então os acervos eram publicados com o nome de museu, que poderiam ser compostos de diversos temas.

Durante a Idade Média, ao decorrer do tempo, o conceito de museu foi perdendo a sua força, porém o colecionismo permaneceu. Acredita-se que o colecionismo acompanha o homem desde seus tempos primitivos e no entanto, os objetos possuem variados significados dependendo de seu contexto histórico e de valor simbólico. Entretanto o acervo continuou sendo um patrimônio e era utilizado em caso de necessidades, assim foi criada uma divisória para as atividades estatais como objetos voltados para o culto cristão.

No século XIV, as coleções são principescas, dentre elas se destacam as do doge de Veneza, Duques de Borgonha e Duque Berry. Já no século XV e XVI, tais coleções passaram a ficar mais enriquecidas de tesouros, objetos da antiguidade e curiosidades oriundas da Ásia e América.

Graças as grandes navegações ocorridas no século XVII, as coleções passaram a ter um caráter mais divergente, sendo constituído por mapas, livros, instrumentos óticos e musicais, moedas e especiarias, Foram estabelecidos gabinetes de curiosidades e coleções mais heterogêneas, que com o passar do tempo foram se especializando. O termo museu foi se solidificando em relação a sua função social, a partir do final do século XVII e no início do século XVIII, no qual os objetos evidenciam o passado, o presente e celebram a ciência junto de fatos históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com