TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Universidade

Por:   •  2/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]                                                                                                                        [pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS IV

O que é a Universidade?

  • Primeira universidade no mundo (Visão Eurocêntrica);

           [pic 4]

        

Falando sobre um contexto atual de como é formada uma universidade, nós temos como a primeira Universidade no mundo, a Universidade de Bolonha, criada no ano de 1088.

Já no Brasil a primeira Universidade considerada por muitos foi a Universidade Federal do Paraná, tendo sido criada em 1912.

  • Universidades Orientais;

Essas foram as primeiras Universidades parecidas com o modelo que temos hoje em dia, mas as Universidades mais antigas no mundo são localizadas no Oriente como:

  • Universidade de Al-Karaouine;

Localizada no Marrocos, mais precisamente na região de Fes, seu surgimento se deu como uma Madrasah – um tipo de escola, que poderia ser secular ou religiosa -, criada em 859 depois de Cristo. Foi fundada por uma mulher:  Fatima al-Fihri e chegou a alcançar fama mundial, por conta dos profundos estudos acerca das ciências naturais. Somente mais de 10 séculos depois, em 1957, essa Universidade começou a ministrar graduações em matemática, física, química e línguas estrangeiras;

  • Universidade Al-Azhar;

Localizada no Cairo, capital do Egito é a segunda mais antiga instituição. Criada no ano de 998 d.C., por ordem do vizir Yaqub, com o objetivo de que o califa Aziz desse aulas e alimento para 36 alunos da região. O foco em Al-Azhar era a Teologia e procurava conciliar fé e ciência. Foi capaz de atrair muitos mestres e alunos de todas as partes do mundo islâmico;

  • Universidade Nizamyya;

Esta rede de instituições,  foi criada por Khwaja Nizam al-Mulk, no século 11, na região atualmente pertencente ao Irã. A faculdade de maior destaque, dentro do complexo, é a Al-Nizamiyya of Baghdad, de 1065. Segundo indícios, acredita-se que todas as faculdades de Nizamiyya foram uma espécie de padrão a ser seguido para instituições de ensino criadas posteriormente nessa região.

  • Organizações Similares;

Mas se formos ter a ideia de Universidade a pé da letra seria: “instituição de ensino e pesquisa constituída por um conjunto de faculdades e escolas destinadas a promover a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, e a realizar pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber humanístico, tecnológico e artístico e a divulgação de seus resultados à comunidade científica mais ampla.” , A primeira Universidade conhecida seria “A Academia”, fundada por Platão em Atenas por volta de 381 a.C.

                          [pic 5]

No Brasil também existiram “outras universidades” antes da UFPR, tais como: A Escola de cirurgia da Bahia, criada em 1808, as Faculdades de Direito de São Paulo e Olinda, criadas em 1827, dentre outras.

  • O Ensino é uma Universidade? ;

Mas será que a Universidade é apenas um local físico? Os ensinamentos foram passados desde o principio da humanidade, de diversas formas possíveis, desde a forma como temos hoje até apenas em gestos, ações. Não conseguimos saber quando foi de fato criada a primeira Universidade, acho mesmo que ela sempre existiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com