TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO VI CAFÉ FILOSÓFICO

Por:   •  21/8/2022  •  Resenha  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA

 

MATEUS DOS SANTOS SILVA  

 

 

 

 

 

RELATÓRIO VI CAFÉ FILOSÓFICO

 

 

 

 

 

Feira de Santana

2019

MATEUS DOS SANTO SILVA

 

 

 

 

 

 

RETATÓRIO VI CAFÉ FILOSÓFICO

 

 

Trabalho das disciplinas de Leitura e Produção Textual, Metodologia da Pesquisa cientifica e Filosofia, solicitado pelas professoras Marta França, Patrícia Medeiros e Aletuza, da turma do Bacharelado em Sistemas de Informação 2019.2, vespertino, para obtenção de nota na III Unidade do 1° Semestre.

 

Feira de Santana

         2019

O relatório do Café filosófico trata-se de uma explanação sobre como foi o processo de organização, abordando os fatores positivos e negativos do evento cujo tema foi o discurso de ódio nas redes sociais e comunicação não violenta.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) iniciou mais um módulo do projeto café filosófico que ocorre semestralmente. O termo café filosófico remonta uma tradição existente desde meados da década de 1990, originada na França, ao qual ocorrem encontros informais em que se discutem ideias; animados por uma pessoa de formação intelectual, geralmente (mas não sempre) por um professor de filosofia, esse encontro foi ministrado pelos palestrantes Dr. Thiago Alves França (UNEB), doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua tese de doutorado visava os discursos de ódio no Espaço Virtual. E o Esp. José Henrique Porto Souza, pedagogo do (IFBA) Campus Santo Amaro. O objetivo do evento era discutir a comunicação não violenta é uma ferramenta importante para diminuir os discursos de ódio, comunicar-se melhor, favorecer o clima organizacional, bem como resolver conflitos no ambiente de trabalho e fora dele. Corroborou-se, a partir de dados bibliográficos e secundários que a Comunicação Não Violenta (CNV) também é uma ferramenta indispensável para autoconhecimento, tendo por objetivo ajudar a potencializar e fortalecer outros aspectos importantes nas relações virtuais,  para o sucesso pessoal e profissional de qualquer indivíduo.

Os responsáveis pelos procedimentos organizacionais, foram os estudantes do primeiro semestre da turma 2019.2 do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), essa sendo dividida em três equipes. Anderson, Mateus Santos, Rodrigo, Jessiane, Gustavo, Artur, Bruno e Nilson que se responsabilizaram pela parte de arrecadação de recursos, como dinheiro, alimentos e objetos para a degustação do café.  A equipe de arte, Wendell, Rebeca, Abonine, Pedro Reberth, Hebert e Matheus Alves, responsáveis pelos cartazes e música. Já a equipe de divulgação, André, Marcos Iury, Isadora, e Nathalia, ficou responsável pelo banner eletrônico. Os grupos desenvolveram os seus trabalhos de forma idônea. Conquanto, houveram alguns pontos negativos, no grupo de arrecadação de fundos para o café houve contratempos por ser um semestre bem apertado cheio de trabalhos acumulados, deixamos para última hora a arrecadação do dinheiro, e não comparecemos pela parte da manhã, momento de maior movimento no Campus. Entretanto, teve vários pontos positivos, conseguimos arrecadar uma quantidade satisfatória de subsídios para levar o evento avante e outro fator importante foi a imediata postura de comprometido das pessoas solicitadas.

 No grupo da divulgação, a equipe foi umas das mais bem dispostas chegando até a passar o dia inteiro na instituição para dar prosseguimento a organização do evento,  foi um  grupo unido, pois todos os integrantes ajudaram de alguma maneira, contudo esses integrantes começaram  a sobrecarregar o grupo da arrecadação do dinheiro, ameaçando denunciar à professora, outro fato negativo é que iniciaram os trabalhos em cima da hora.

O grupo de arte foi um grupo bem unido, todos se ajudaram e passaram o dia todo e parte da noite, mas foi o grupo que mais lançou cobranças nos demais grupos reclamando de coisas simples e demorou muito para começar a divulgação.

Os grupos enfrentaram algumas dificuldades e a equipe que ficou com a arrecadação de fundos teve muito trabalho pela falta de tempo e por pressão da organização, mas conseguiu resolver todas, a equipe da arte tiveram algumas dificuldades como a locomoção para a instituição pela parte da manhã  e principalmente por conta do semestre muito apertado, já o grupo da divulgação teve algumas dificuldades também por falta de tempo, vindo para a instituição pela manhã e ficando parte da noite, visto que apesar de tantas dificuldade nós sempre nos organizávamos como um grupo só, para podermos enfim levar o café filosófico adiante.

Os resultados obtidos com o processo de organização foram os melhores e os recursos necessários foram mesas, toalhas, pratos, bandejas para colocar os alimentos e luvas para servir os convidados. Nós começamos a preparação dos lanches na sexta-feira dia 06/12 a tarde, a professora foi até o atacadão para fazer as compras para o café, logo em seguida começamos a preparação dos lanches. No dia do evento chegamos bem cedo na instituição por volta das 07h e esperamos a professora Aletuza para ajudarmos com o deslocamento do restante dos alimentos, houve um pequeno atrasado da professora, entretanto não atrapalhou em nada. O evento começou no horário estabelecido pelo cronograma do café, no entanto o evento estourou o prazo de término que era às 12:00h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com