TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rei Leão Da Selva E O Príncipe De Maquiavel

Casos: O Rei Leão Da Selva E O Príncipe De Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 6

O Rei leão da selva e o príncipe de Maquiavel

VIDA, Kaique Cesar. A.

Resumo

O Príncipe mostra varias maneiras de governar um estado, tanto de línguas e culturas diferente quanto iguais. No filme O Rei Leão é mostrado claramente algumas dessas formas que ocorre a dominação sejam por legitimidade ou por força bruta na qual implica o uso de algum exercito e um bom controle dele para conseguir dominar um estado.

Palavra Chave: O Príncipe; Dominação; Força bruta; Estado.

Summary

The Prince shows several ways to govern a state, both different languages and cultures as equal. In the movie The Lion King is clearly shown is that some of these forms of domination are for legitimacy or brute force in which entails the use of any army and a good control of it to get a master state.

Keyword: The Prince, Domination, Brute force, State.

Introdução

O filme “O Rei Leão” nos mostra claramente o poder de dominação na força bruta onde o personagem Scar tenta tomar o reino de seu irmão Mufasa, formando um exercito e matando o rei com seus planos malignos logo depois fazendo o príncipe, que é de direito ao trono, fugir, assim tomando todo o poder e controlando o reino. Isso pode ser observado claramente através da leitura e do estudo do livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel.

Introdução

O filme “O Rei Leão” produzido pela Disney é de grande sucesso desde a sua data de lançamento em 1994, assistido por pessoas de todas as idades, agradando mais um publico alvo de crianças. Apesar de ser um filme na qual se parece totalmente inocente, é possível encontrar características do livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel, na qual nos ensina o poder da dominação de um governo. Já de inicio o filme nos mostrar a grandeza de um rei, sendo ela muito bem representada por um leão, que é o rei da selva, e também a iniciação de um processo de dominação por legitimidade de onde o rei será substituído por um primogênito. Mufasa que é o rei leão mostra ao seu filho Simbá toda sua extensão de governo e fazendo uma analogia quando seu reinado acabar, assim seu filho o substituindo, com a seguinte frase: “um dia Simbá, o sol vai se pôr com meu tempo aqui e vai se levantar com o seu como um novo rei “. Mufasa ensina à Simbá que um bom rei deve respeitar todos os seus súditos desde os menores aos maiores, ou seja, ser um líder carismático na qual todos os seus súditos lhe amarão facilitando ainda mais a governação. A ave Zazu fazia conferencias todas as manhãs para saber se tudo estava certo no reino, se tornando assim um assessor do rei para que se torne mais fácil, para o próprio, governar um vasto reino.

A trama do filme ocorre enquanto Scar o irmão mal do rei planeja um golpe para tomar o governo, fazendo uma aliança com as Hienas e prometendo dar comida caso ele se tornasse rei, ele usa a mentira para todas elas ficarem ao seu lado o que mostra que ele é um rei contrario ao seu irmão que governa com amor e Scar governa com ódio e promessas.

“Necessitando um príncipe, pois, saber bem empregar o animal, deve deste tomar como modelos a raposa e o leão, eis que este não se defende dos laços e aquela não tem defesa contra os lobos. É preciso, portanto, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos.” (Maquiavel; pag.32)

Scar e Mufasa eram totalmente opostos, um usava a inteligência, pois não tinha a força bruta, o outro usava a força e o carisma, Sendo assim um a “raposa” e outro um verdadeiro “leão”, por isso Scar conseguiu dominar o governo usando sua inteligência para que outros animais façam a força por ele, porem houve consequências. Maquiavel diz que conquistar o estado por força bruta e logo depois mudar todas suas leis radicalmente é mais difícil de controla-lo, pois haverá complicações na parte da população e isso logo causará uma revolução assim derrubando o governo. Um bom, líder diz Maquiavel, Deve se voltar totalmente para a população mesmo que ela dependa totalmente dele, isso é claramente mostrado quando ocorre a morte de Mufasa, todo o reino entra em declínio e facilita para que Scar tome o governo.

Existe uma frase citada por Maquiavel que dá total ênfase no filme, que é “Os fins justificam os meios”, diante dessa frase pode ser observada toda a historia do filme, na qual Scar comete o homicídio de seu próprio irmão e tenta fazer o de seu sobrinho para tomar o governo, além de mentir para as hienas, conseguindo assim um exercito para controlar todo o reino. Após Simbá ter fugido ele encontra os personagens Timão e pumba (representados por um javali e um suricate) na qual eles tiveram a ideia de ajudar o leãozinho perdido e em troca ele estaria ao seu lado, ou seja, uma grande tática de sobrevivência em um reino no qual você escolhe os mais fortes para estar ao seu lado e lutar por você, após isso o agente de toda a trama,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com