TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Renascimento

Casos: O Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

DURANTE A ANTIGUIDADE, AS CULTURAS GREGA E ROMANA FUNDARAM A CHAMADA ARTE CLÁSSICA, DANDO NOVO SIGNIFICADO ÀS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E SOCIAIS DA ÉPOCA, BASEADAS NA FILOSOFIA E NO RESPEITO AO INDIVÍDUO.

JÁ NA IDÁDE MÉDIA, A HUMANIDADE VIU PREVALESCER O TEOCENTRISMO E A IGREJA CATÓLICA MANIPOLIZOU TODO O CONHECIMENTO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO EXISTENTES. ESTE FATO FOI TÃO NOCIVO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA OCIDENTAL, A PONTO DE SE DAR O NOME DE “A IDADE DAS TREVAS” A ESTE PERÍODO.

APESAR DE TODA A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA, O SÉCULO XIV MARCOU PRODUNDAS MUDANÇAS NA FORMA COMO O HOMEM DA ÉPOCA ENXERAGAVA SUA POSIÇÃO NO MUNDO E ASSIM, NAS CIDADES ITALIANAS DE FLORÊNCA E SIENA, TAIS MUDANÇAS LEVARAM À PRODUÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS QUE VALORIZAVAM O HUMANISMO E O REALISMO.

ESTE MOVIMENTO CULTURAL INICIADO NA ITÁLIA, INFLUENCIOU OUTROS PAÍSES, QUE MESMO RESPEITANDO OS ELEMENTOS LOCAIS DE SUA PRÓPRIA CULTURA, TAMBÉM ADOTARAM O HUMANISMO E O REALISMO NA PRODUÇÃO DE OBRAS DE ARTE E NAS CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS.

AINDA QUE NOSSO OBJETIVO SEJA FALAR DA HISTÓRIA DA ARTE, CABE LEMBRAR QUE TAIS MUDANÇAS NÃO OCORRERAM APENAS NESTA ÁREA DO CONHECIMENTO HUMANO, POIS TAMBÉM SE ESTENDERAM PARA A ECONOMIA, A DEMOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA.

POR FIM, A ESTE MOMENTO DA HISTÓRIA, CONVENCIOU-SE CHAMAR DE... RENASCIMENTO

NA VERDADE, O RENASCIMENTO FOI UM MOMENTO DA HISTÓRIA MUITO MAIS ABRANGENTE E COMPLEXO DO QUE O SIMPLES REVIVER DA ANTIGA CULTURA GRECO-ROMANA.

OCORRERAM NESSE PERÍODO MUITOS PROGRESSOS E INCONTÁVEIS REALIZAÇÕES NO CAMPO DAS ARTES, DA LITERATURA E DAS CIÊNCIAS, QUE SUPERARAM A HERANÇA CLÁSSICA. O IDEAL DOHUMANISMO FOI SEM DÚVIDA O MÓVEL DESSE PROGRESSO E TORNOU-SE O PRÓPRIO ESPÍRITO DO RENASCIMENTO.

NUM SENTIDO AMPLO, ESSE IDEAL PODE SER ENTENDIDO COMO A VALORIZAÇÃO DO HOMEM E DA NATUREZA, EM OPOSIÇÃO AO DIVINO E AO SOBRENATURAL, CONCEITOS QUE HAVIA IMPREGNADO A CULTURA DA IDADE MÉDIA.

OUTRO DESTAQUE DESTE MOMENTO DA HISTÓRIA, FOI O SURGIMENTO DE HOMENS QUE ATUAVAM EM MAIS DE UMA ÁREA DO CONHECIMENTO HUMANO, DESDE AS ARTES PLÁSTICAS, ATÉ A MATEMÁTICA, A CIÊNCIA E A ARQUITETURA.

DESTA FORMA, GRANDES ARTISTAS MARCARAM SEUS NOMES NA HISTÓRIA E LEGARAM À HUMANIDADE OBRAS DE RARA BELEZA E ETERNO SIGNIFICADO.

COMO O TEMA DESTE TRABALHO É A HISTÓRIA DA ARTE, NECESSÁRIO SE FAZ RESSALTAR QUE NESTE CAMPO HOUVE GRANDE DESTAQUE PARA A PINTURA, A ARQUITETURA E A ESCULTURA.

NOVAS TÉCNICAS FORAM DESENVOLVIDAS A FIM DE SE CRIAR OBRAS QUE REPRODUZISSEM O REAL E O LÚDICO, ODEBECENDO PADRÕES ESTÉTICOS E SIMÉTRICOS, COMO NUNCA DANTES FORA FEITO.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARTE RENASCENTISTA

* Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana

ARQUITETURA

1. A ARQUITETURA NO RENASCIMENTO FOI MARCADA PELA BUSCA DA ORDEM E DA DISCIPLINA, A FIM DE QUE SE SUPERASSE O IDEAL DE INFINITUDE DAS CATEDRAIS GÓTICAS.

2. A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PELO EDIFÍCIO BASEIA-SE EM RELAÇÕES MATEMÁTICAS ESTABELECIDAS DE TAL FORMA QUE O OBSERVADOR POSSA COMPREENDER A LEI QUE O ORGANIZA, DE QUALQUER PONTO QUE SE COLOQUE.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

* Ordens Arquitetônicas * Arcos de Volta-Perfeita * Simplicidade na construção * A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas * Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)

PINTURA

1. Principais características:

* Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.

* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

* Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

* Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

* Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.

* Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.

PRINCIPAIS PINTORES

1. Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus. Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.

2. Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano. Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa.

3. Michelângelo - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família

4. Rafael - suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”. Obras destacadas: A Escola de Atenas e Madona da Manhã.

ESCULTURA

1. Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com