TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Romulo e Remo

Por:   •  29/10/2023  •  Artigo  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                 

[pic 1]6. Apresente uma abordagem crítica do mito de fundação de Roma (Rómulo e Remo).

São diversos os mitos que se debruçam sobre o tema de fundação de cidades. Exemplos disso são o mito de Cadmo, o fundador de Tebas, o mito referido por Fernando Pessoa que corresponde á teoria de que Ulisses fundou a cidade de Lisboa, e o de Rómulo e Remo, fundadores da cidade de Roma. Com este trabalho irei apenas abordar este último, o mito de Rómulo e Remo.

Segundo os romanos, a cidade de Roma foi fundada a 21 de Abril, por volta de 750 a.C., por um senhor chamado Rómulo, que se tornou o seu primeiro rei. Ele supervisionou o estabelecimento de uma cidade próspera e depois desapareceu, tendo sido transformado em deus, em 715 a.C., após um reinado de trinta e oito anos.

A meu ver, o lado mais conhecido deste mito não é ele em si, mas a figura de Lupa, uma loba Capitolina que amamenta dois bebes, Rómulo e Remo. Esta loba que os amamentou tornou-se um símbolo de Roma, passando a ser reconhecida como Capitolina. É de notar que a sua estátua original encontra-se no museu Capitolino.

O mito conta que os irmãos, por conta de uma disputa do seu tio-avô com o avô, em Alba Longa, foram atirados para um rio, com o objectivo de morrerem afogados.

Os bebés foram parar a uma margem, onde uma loba os amamentou. Já adultos, Remo teve um conflito com o seu pai adoptivo, um pastor de ovelhas que os adotou, chamado Fáustulo, e foi preso pelo mesmo tio-avô que os tentou matar. Rómulo salva o irmão, e os dois partem para fundar uma nova cidade. No entanto, Remo acaba por se desentender com o irmão, por causa do local onde fundariam a nova cidade. Decidiram observar as aves, à espera de um sinal dos Deuses. Rómulo avistou 12 pássaros sobre o Monte Palatino, e Remo viu seis sobre o Monte Aventino. As aves são um símbolo do divino, da liberdade e da sabedoria, por possuírem asas e a habilidade de voar podem ser considerados mensageiros entre o céu e a terra. Na cultura islâmica simbolizam anjos, na cultura celta simbolizam mensageiros dos deuses. Ou seja, independente da cultura ou do mito, os pássaros trazem consigo o simbolismo da vontade divina.

Segundo a lógica das aves serem a vontade divina, Rómulo vence. Isto porque foi o irmão que observou mais aves. Consequentemente, entraram num momento de picardia e Remo acaba por ser assassinado pelo irmão. Roma é fundada exatamente neste mesmo dia.

Embora Remo não tenha participado na fundação da cidade, pois estava morto, a imagem dos dois irmãos juntos com a loba é usada até hoje. Segundo mitos, os irmãos são filhos do Deus Romano Marte, ou do Deus Ares em Grego, e pela mortal Reia, filha do rei de Alba Longa. Sendo filhos de Marte é compreensível que a sua história esteja relacionada com a fundação de uma cidade, no entanto não envolve uma guerra, que é pelo que é conhecido seu pai.

A história de Rómulo e Remo serve como um mito de fundação para a cidade de Roma, e exemplifica a importância dos mitos na cultura romana. Este mito estabelece uma ligação entre a cidade e a figura de Rómulo, o seu lendário fundador.

Trabalho realizado pelo Aluno Bernardo Caetano Manteigas, 2021240781, no âmbito da unidade curricular de História da Grécia Antiga.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com