TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano E Suas Dimensões

Artigo: O Ser Humano E Suas Dimensões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre os mitos, Fernando Pessoa assim se pronuncia:

O mito é o nada que é tudo.

O mesmo sol que abre os céus

É um mito brilhante e mudo –

[...]

Assim a lenda se escorre

A entrar na realidade,

E a fecundá-la decorre.

Em baixo, a vida, metade

De nada, morre.

(fragmento do poema Ulysses)

Sobre o saber mítico, é INCORRETO afirmar:

Os mitos procuravam explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.

Os mitos constituíam uma pedagogia para as comunidades do Período Arcaico, pois suas narrativas tinham a intenção de explicar os fenômenos físicos e humanos e manter a comunidade agregada em torno das mesmas crenças.

Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

Embora não se caracterize por uma estrutura lógica, o saber mítico constituiu o primeiro conjunto de respostas elaboradas para as questões sobre a origem do Universo e da existência humana.

O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

Segundo Childe “[...] ao contrário dos outros animais, os homens não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. Os homens são seres culturais que modificam o estado da natureza”. (CHILDE apud COTRIM, 2000, p. 40-1)

Partindo da afirmação de Childe é possível compreender a existência de uma estreita relação entre trabalho e cultura. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:

O homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.

A modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois através da sua intervenção sobre o meio o homem torna-se artífice de si mesmo.

O homem é, essencialmente, um ser natural e, por isso, a cultura é apenas uma dimensão artificial da vida humana.

A cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com