TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Político Brasileiro e a Filosofia Política

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

O SER POLÍTICO BRASILEIRO E A FILOSOFIA POLÍTICA

O presente trabalho propõe um estudo da teoria filosófica com foco nas questões políticas, apresentadas nas teses e análises dos pensantes Sócrates, Platão, Aristóteles, Nicolau Maquiavel, Karl Max e Michel Foucault, aprofundando a discussão sobre o comportamento do indivíduo como ser político e a dependência e diálogos diversos que a sociedade tem com Estado, suas interpretações e aplicações no contexto de suas épocas e um paralelo com o contexto atual em que vivemos.

Com objetivo de realizar uma reflexão política da atualidade, é traçado ainda uma analogia entre o governo Temer e os pensamentos apresentados pelos filósofos, demonstrando que, ainda em tempos atuais, é possível perceber o quanto suas teorias exercem influência sobre o sistema político brasileiro e a sociedade. Como fio condutor da discussão, abordaremos as reformas trabalhista e previdenciária, pautas centrais do governo, alvos de extensos debates e contestações por grande parte da população e que trazem preocupação com as incertezas de seus efeitos nas vidas dos brasileiros. A discussão da desigualdade social vem como consequência das questões abordadas.

Busca-se, portanto, demonstrar e evidenciar que a política exercia e ainda exerce, nos dias de hoje, forte influência e controle sobre a condição de vida dos cidadãos, através de mecanismos e manobras patrimonialistas. Para o desenvolvimento e crescimento social de qualquer nação, o debate político faz-se necessário, e a filosofia política tem papel importante para construção dessa consciência.

O termo ‘político’ sofreu variações de interpretação e uso com o passar dos séculos, tendo também como reflexo o mal exercício da cidadania. A atividade política teve sua maior relevância em Atenas na Grécia Antiga, onde os políticos eram os próprios cidadãos, que partilhavam a responsabilidade de governar, em prol do bem comum, preocupados com o interesse público e o correto direcionamento e desenvolvimento da cidade, da ‘administração das atividades econômicas e militares e da condução das leis e dos costumes’ Lobo, A. e Zanlorenzi, R. (2009). Eram conscientes e exerciam sua cidadania de forma participativa.

Já grande parte dos cidadãos brasileiros na atualidade, entendem, de forma equivocada, que político é apenas aquele que exerce funções relacionadas a cargos do governo ou aqueles que exercem influência sobre outros sem produzir discórdias; não possuem participação ativa na política e não se preocupam com questões sociais, apenas exercem o seu direito de voto, muitas vezes de forma inadequada. Devemos lembrar que, com pouco mais de 1 ano de exercício, o atual governo do país traz preocupação à grande população com suas intenções de reformas que podem prejudicar e/ou acabar com alguns dos diretos dos brasileiros, outrora conquistados.

Ainda quando nos voltamos para os pensamentos de Aristóteles e sua teoria, que o ser humano é um animal político por natureza, nos deparamos novamente com a questão de senso de comunidade e política, estabelecida sob determinadas regras, diretos e deveres. Através da ‘razão e do discurso’ (Alcântara, J) o ser humano é capaz de confirmar a finalidade de sua existência, que é se diferenciar dos demais seres, e viver em sociedade, mesmo que havendo conflitos.

Os conflitos são inerentes ao ser humano e a discussão, salutar. No entanto, a discussão das questões sociais não tem feito parte do cotidiano das famílias brasileiras, tornando o cidadão cada vez mais subserviente às decisões tomadas pelos seus governantes, ainda que tais decisões não atendam as reais necessidades da maioria da sociedade.

Tais reflexões e constatações possibilitam estabelecer uma triste analogia entre os escravos da Grécia Antiga, que não haviam qualquer direito social, e os cidadãos brasileiros, que simplesmente abdicam ou não são conscientes de seus direitos, seja por falta de interesse ou por falta de acesso à educação e informação.

A teoria de Platão aborda a questão da educação e seus propósitos. Para ele, o Estado exerceria o papel central para formação social e ética dos cidadãos, e como consequência a correta direção da política e construção do ideário de justiça. A educação, comandada pelo Estado ideal, forma e determina as classes e funções que seriam atribuídas a cada cidadão, bem como o lugar que iriam ocupar na sociedade, onde os mais aptos seriam legisladores filósofos e administradores cientistas, e os menos aptos militares e produtores.

Diferente do que ocorre na teoria de Platão, nas ações do governo Temer vemos um favorecimento aos grandes empresários, através da tentativa de realizar mudanças de leis trabalhistas com o intuito de diminuir o poder aquisitivo do trabalhador e o aumento de carga horária de trabalho. O discurso do governo sugere ainda que sem a reforma previdenciária, os investimentos com a educação (e saúde) serão prejudicados. O resultado, caso essas reformas sejam aprovadas, é a perpetuação e confirmação da desigualdade social. A educação de base, oferecida e de obrigação do governo, é precária, fazendo com que os indivíduos que dependem dela permaneçam nas classes social e econômica mais baixas, ausente de oportunidades, independentemente de suas aptidões. Não podemos mensurar quantos jovens talentos são desperdiçados e colocados à mercê da própria sorte.

Se Nicolau Maquiavel vivenciasse e fosse conselheiro do governo Temer, certamente diria que as reformas trabalhista e da previdência são ações necessárias e justificáveis para sua permanência no poder. Sua ascensão ao cargo máximo do país precisa ser defendida com ações agressivas e marcantes. O governo se aproveita a crise econômica vivenciada pelo país, da alienação e desunião da população em decorrência das desavenças e oposições políticas e de opiniões, para trazer à tona essas reformas, e assim aprovar as leis protegendo alguns e prejudicando muitos. Ao analisar a história política do Brasil, o partido político de Temer sempre teve o pensamento de Maquiavel como “filosofia de vida”, preservando sua posição no poder para obter vantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com