TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Que Pergunta

Casos: O Ser Que Pergunta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do texto “ Homem: o ser que pergunta” de Corbisier Roland.

O texto analisa filosoficamente a pessoa como sujeito ( Homem)e o instintocomo animal, tendo como princípio básico a Teoria sobre a complexidade do ser humano e o seu valor absoluto. O ser humano queria uma explicação para o mundo, uma ordem para o caos. Ele queria averdade. Essa busca da verdade tornou ele cada vez mais exigente com o conhecimento que adquiria e transmitia. Ambicioso, o homem sentia uma necessidade crescente de entender e explicar demaneira clara, coerente e precisa.

Contrapartida, em relação ao comportamento do animal, quando ele não é ditado pelo instinto, pela necessidade de alimentar-se, ou de reproduzir-se, e demover-se no espaço, é ditado pelos estímulos exteriores que provocam reflexos ou respostas previamente determinadas.

Para Corbisier, entre o animal e o contexto em que vive não há ruptura, não hásolução de continuidade. O animal não atua sobre o mundo como agente transformador da natureza. Ele não precisa saber o que são as coisas, não precisa perguntar, porque sabe, por instinto, tudo oque precisa saber para sobreviver e assegurar a sobrevivência da espécie, do grupo ou da família a que pertence. Essa ciência está implícita em sua natureza, pois o pássaro nasce sabendo voar.

Acultura também, é o processo pelo qual o homem acumula as experiências que vai sendo capaz de realizar e as idéias, as quais antes permaneciam ocultas, assim os instrumentos artificiais e asidéias produzidas pelo humano são duas ordens de realidade da cultura desde os seus primórdios. Tratamos do mundo humano como o mundo do pensar, do refletir, do perguntar em busca do conhecimentoda realidade social aliada a capacidade do aprender identificada no ser humano.

Nas relações do homem com o mundo ele rompe com o mundo natural, transcendendo ao contexto de sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com