TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SÓCRATES E OS SOFISTAS

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE CIENCIAS DA VIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

JOÃO PEDRO SCOTINE-1ºB

SÓCRATES E OS SOFISTAS

       

                                                               Resenha apresentada ao curso de

                                                 bacharelado em psicologia da

Pontifícia Universidade Católica

do Paraná- PUCPR. Como requisito

para nota parcial do 1º bimestre de 2017.

Profª Flavia Maria De Paula Soares

CURITIBA

2017

      O pensamento de Sócrates marcou a tradição da constituição filosófica e inaugurou a filosofia clássica. Mesmo tendo visões diferentes, os sofistas e Sócrates tem um interesse importante sobre ético-politica, esses pensamentos devem ser entendidos compreendendo o contexto histórico e politico da sua época. A filosofia começou a se definir como gênero cultural autônomo na Grécia nos séculos VI-IV a.C, e o surgimento da mesma corresponde a busca de bases para discussões sobre o que é o mundo, o que é a vida, sobre razão, verdade, etc.

      Através do surgimento da filosofia, existem muitas mudanças sociais, pois o que antes era resolvido por imposição, violência, agora passa a ser resolvido por diálogos, também podemos citar mudanças culturais e do pensamento. Também ocorre o surgimento da ciência, em especial a física e a astronomia, além da medicina com Hipócrates, além das artes, da retórica e a oratória enfim, surge a própria filosofia.

      É nesse momento de passagem para a democracia que surgem os sofistas, eles são os mestres de retórica e oratória, mesmo sem formar escolas, são caracterizados por uma atitude comum e não por uma doutrina única, eles foram responsáveis por um tipo de ensinamento para participação do cidadão na vida politica, foram filósofos educadores além de mestres. Platão nega que tenham sido mestres, por isso é difícil determinarmos qual eram suas funções e concepções filosóficas e pedagógicas. Seus principais adversários, que são Platão  e Aristóteles, fizeram uma imagem muito negativa sobre os sofistas.

      Os principais sofistas foram Protágoras de Abdera, Górgias de Leontinos, Hípias de Élis, Licofron, Pródicos e Trasímaco, iremos focar em Protágoras e Górgias. Os sofistas tinham duas ideias centrais, que são o humanismo e o relativismo, Protágoras valoriza a explicação do real sem elementos externos ou transcendentes, seria as coisas como nos parecem ser, nosso saber depende das circunstancias que nos cercam e do momento, e isso pode variar. Por isso, ele se afasta de uma verdade única e se aproxima dos mobilistas, dos quais acredita-se ter sofrido bastante influencia.

      É possível dizer que os sofistas não eram apenas meros manipuladores de opinião, mas eram pessoas que acreditavam que não havia outra coisa a recorrer além da opinião para sua vida prática, afim de haver um consenso em relação as questões politicas.

      Górgias é considerado um dos principais mestres de retórica e um dos maiores oradores da sua época, viajou por toda a Grécia ensinando suas lições, ele chega a sustentar a ideia de que mais importante que o verdadeiro é o que pode ser provado ou defendido.

      Porem mesmo com os sofistas, é com Sócrates nasce a filosofia clássica, que foi desenvolvida por Platão e Aristóteles. Sócrates fez varias criticas sobre o desvirtuamento da democracia, e sobre sua discussão e questionamentos dos valores e atitudes da sociedade da época, por isso foi condenado a morte pelos próprios cidadãos atenienses, em seu julgamento, ele não nega seus pensamentos e discursos e se diz coerente com o que ensinava, recusando a se declarar inocente, Sócrates então prefere morrer como cidadão ateniense e sempre coerente com suas ideias do que renegar seus princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com