TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Lógicas Platônica, Socrática e Aristotélica no Ocidente

Por:   •  4/6/2020  •  Dissertação  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Estes três filósofos da antiguidade foram muito relevantes para a filosofia. A importância desses três homens é tanta que muito do modo como pensamos hoje, principalmente no mundo Ocidental, vem das ideias que eles desenvolveram há mais de dois mil anos.

Sócrates, considerado o pai da filosofia ocidental, contribuiu com a expansão do pensamento racional humano. Nesse sentido, por meio da maiêutica, Sócrates fazia com que as pessoas chegassem a respostas sobre conceitos por meio de conceitos que essas pessoas já sabiam. Logo, Sócrates mostrava que as pessoas eram capazes de ter desenvolvimento racional, bastava apenas colocar em prática. Basicamente, criou ramos para questionamentos que mudaram a forma de pensar das pessoas.

Já Platão, seu discípulo, também foi um dos fundadores da filosofia ocidental. A mais famosa de suas contribuições é o platonismo, a doutrina das formas conhecidas pela razão pura para fornecer uma solução realista para o problema dos universais. Também originou o famoso amor platônico e teve diversas contribuições na educação, política e ciência.

Aristóteles, por sua vez, foi o inventor da lógica. Pelo menos, daquilo que chamamos assim, os modos de pensar pelos quais lapidamos um pensamento até lapidar nele sua máxima coerência. Outro ponto importante é que Aristóteles dedicou muito de sua filosofia a entender as causas de tudo que observava. Entender as causas dos diversos fenômenos é a razão de ser da maioria dos experimentos da ciência moderna. Por isso, também foi um contribuinte da filosofia ocidental.

Em vista dos argumentos apresentados, podemos concluir que ambos os três filósofos tiveram grande parte nos pensamentos atuais, influenciaram diretamente várias áreas importantes e trouxeram um avanço significativo à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com