TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de Liberdade

Artigo: O conceito de Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Liberdade

De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.

Teorias filosóficas e políticas, de todos os tempos, tentaram definir liberdade quanto a determinações de tipo biológico, psicológico, econômico, social etc. As concepções sobre essas determinações, nas diversas culturas e épocas históricas, tornam difícil definir com precisão a idéia de liberdade de uma forma generalizada.

A liberdade é o conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, considerado isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.

No período de escravidão a liberdade era algo de extrema importância e de um valor inestimável, seus principais clientes eram os negro (escravos) a alforria era a liberdade tão almejada por tais, uma suposta liberdade de valor moral inestimável. Mais muitas vezes tais escravos ainda continuavam a trabalhar para seus patrões, uns por realmente serem leais, outros por falta de opção.

Ser livre é ter livre arbítrio, é o homem ter autonomia em seus atos, na sociedade atual esse Direito fundamental é assegurado na constituição federal de 1988 eu seu artigo 5, mais o interessante é que o homem não de certa forma valorizar essa liberdade, e só quando perde e que consegue entender o quanto é importante e o quanto é necessário na vida de um ser racional. Esse princípio fundamental do homem já foi muito contestado, pois sem opções de escolha você não é livre, e sim “vigiado” o ser livre é aquele que sabe viver sem comprometer com coisas supérfluas para seu crescimento intelectual, cultural, religioso, logo todas essas características do homem em sociedade é de certa forma exercer liberdade.

Portanto liberdade é opção de escolhas (livre arbítrio), e livre arbítrio e saber dosar sua atitudes e emoções em sociedade, logo controlando seus atos a liberdade é algo freqüente em sua vida, até pra errar você é livre mais se esse erro atingiu terceiros logo sua conduta vai ser reprovada pela sociedade, e sofrera uma suposta contestação de sua preciosa liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com