TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de justiça segundo Aristóteles

Artigo: O conceito de justiça segundo Aristóteles. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

A política é a ciência por excelência para Aristóteles, pois “como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano” o exercício da política, além da condição de ser homem, ainda exigia outro complemento importante: era necessário ser um cidadão.

Aristóteles associa o conceito de felicidade ao de justiça, ampliando assim, a perspectiva de análise na recomposição deste conceito. Mas a felicidade e a justiça só podem ser encontradas, no homem que se constrói como um ser ontológico, fundamentado na ética, não na ética pragmática, mas na ética compreendida na sua essência, em outras palavras, na busca do bem comum.

As qualidades adequadas a um bom político pode sofrer variações de acordo com o regime de governo adotado, pois este também diz a forma como os homens devem de governar, como por exemplo, na tirania, onde o que prevalece é a vontade e os desejos de um só, que por necessidade imperiosa de manter o seu poder pelo uso da força, não pode tem em si, aquelas virtudes que conduzem os homens ao viver bem e em felicidade. O bom cidadão, que tem em si a potencialidade do desenvolvimento das capacidades políticas, não deseja o poder somente para si, uma vez que todas as ações buscaram a felicidade do coletivo.

O conceito de justiça procurado por Aristóteles não expõe a busca do impossível, mas ações simples e que se encontram disponíveis nos homens que dispõem a agirem de forma ética, e, portanto, na concretização de uma felicidade possível, e onde estas são praticas de forma indissociável, ai está presente também a justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com