TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de racionalismo

Artigo: O conceito de racionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

O racionalismo é a doutrina que afirma que tudo existente em nosso redor tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrado de fato como a origem do universo. Privilegia a razão como via de acesso ao conhecimento em detrimento da experiência do mundo sensível. Considera a dedução como método superior de investigação filosófica tendo como a única autoridade: a razão. O pioneiro do racionalismo foi René Descartes que contra argumentos da fé medieval a filosofia moderna recupera o conceito de razão, exaltando a à supremacia da apreensão do mundo, os pensadores modernos expressavam atitudes anti-religiosa, anticlerical, e é inaugurado o que se evidencia em um mito da modernidade: a visão religiosa incompatível com a ciência, destroem os principais da autoridade que era a bíblia, os grandes filósofos erigiam o dogma, mais sim o principio da realidade, da experiência e o da própria razão. É uma filosofia profana e crítica baseada nos paradigmas da racionalidade, da experiência e natureza.

Palavras- chave: Razão.Método.Dúvidas metódicas.

1 INTRODUÇÃO

O Racionalismo tendo como estopim o primeiro grande filósofo moderno René Descartes com principio de rejeição as certezas dogmáticas e prontas partindo como idéia principal a dúvida como forma de compreender o mundo, propôs meio de aprender a realidade através de conceitos claros e distintos que denomina-se como dúvidas metódicas. Acredita-se que os sentidos podem enganar todo o conhecimento sensível ou intelectivo podendo ser manipuladas, portanto, deve-se suspeitar de tudo e procurar uma forma de não ser enganados. Descartes como sua filosofia é de confronto e confusão, procura comentar seus temas relacionados a Deus, alma, mundo, realidade, pensamento. Sendo que Deus é a substância primeira e embasadora do homem (alma) e da realidade (mundo). A partir daí, trabalharemos o racionalismo: a filosofia da razão, pautada num processo de questionamentos como: compreender a razão se diz respeito a humanidade? Pois a racionalidade vem unicamente fazer parte da realidade do homem, que é considerado pela ciência como o único ser pensante.

A pesquisa qualitativa, bibliográfica levará inúmeros conhecimentos aos acadêmicos, professores e pesquisadores sobre o racionalismo, onde será escrito, publicado e socializado via mesa-redonda. Tendo como objetividade: levar conhecimentos sobre racionalismo, identificar as características racionais e verificar a razão como forma central da realidade da pessoa humana. Mediante as partes expositivas: o surgimento do racionalismo, as características e a razão. Tendo como intuito de contribuir com a ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com