TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O nascimento da filosofia

Artigo: O nascimento da filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

O Nascimento da Filosofia

Segundo alguns historiadores da Filosofia, a mesma surgiu por volta do final do século VII e início do século VI a.C., na cidade grega de Mileto, na região Jônia. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales desenvolveu a idéia da Cosmologia, ou ordem da Natureza. Formulou um conhecimento racional e sintético da mesma. Cosmos significa “ordenação do mundo e das coisas naturais” e logos significa estudo, palavra, pensamento racional. Então, a cosmologia é um estudo sobre as coisas da natureza: sua origem, o que causa, enfim.

As condições históricas que favoreciam o surgimento da filosofia:as viagens marítimas (contato com novas culturas);a invenção do calendário (planejamento do futuro);a invenção da moeda (nova abstração – a medida em que a moeda coloca sobre o mesmo valor coisas distintas);o surgimento da vida urbana (foi necessário se organizar cidades conforme leis);a invenção da escrita alfabética (da oralidade se passa a fixar o pensamento);a invenção da política (fundamental para o surgimento do discurso e da dialética).

As três características fundamentais dos mitos gregos que favoreceram o surgimento da filosofia por conduzirem à racionalização:

*a humanização dos deuses (antropormofização: transformados em humanos, tanto em forma como em sentimento); * o não temor aos mortos, pois as almas ou espíritos iam para Hades e não interferiam na vida dos homens; * a exaltação dos valores da vida presente descritos em um mundo luminoso composto de deuses da luz. (exaltavam coragem, bravura, etc.). Essas três características afastavam o monstruoso e traziam racionalidade e clareza, o que conduzirá à visão filosófica do universo governado pela razão. A palavra dios, genitivo de Zeus, dá origem aos termos deus e dia.

Diferenças entre mito e logos: O pensamento mítico pertence ao campo do pensamento e da linguagem simbólica. O pensamento lógico pertence ao campo do pensamento e da linguagem conceitual. A imaginação cria mitos e o pensamento elabora conceitos. O mito possui caráter mágico-maravilhoso e simbólico, pode ser visto nas artes. Logos possui um caráter conceitual, próprio das ciências (filosofia). Ambas sempre existiram.

De acordo com o antropólogo Claude Leví-Strauss, o mito possui sua função social: *explicativa: explica o presente por alguma ação passada. Exemplo: por algum erro passado estamos vivendo esta calamidade.*compensatória: os erros passados foram corrigidos no presente; * organizativa: organiza as relações sociais. Alguns mitos, por exemplo, o de Édipo, garentem a proibição do incesto.

O mito organiza a realidade dando às coisas um sentido analógico, metafórico e, portanto, simbólico. Os símbolos formados a partir de analogias e metáforas são imagens com sentidos múltiplos que encarnam a própria coisa, ou seja, o símbolo mítico encarna o objeto simbolizado, portanto, ele não o representa, mas é o próprio objeto.

Resumidamente, a distinção entre pensamento mítico e lógico fica evidenciada na distinção entre o pensamento cosmogônico e o pensamento cosmológico elaborados na Grécia Antiga. O pensamento cosmogônico explica a origem da natureza através de narrativas mitológicas. O pensamento cosmológico, que é próprio dos filósofos pré-socráticos, explica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com