TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principe Maquiavel

Por:   •  6/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.786 Palavras (24 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

Centro de Educação Aberta e a Distância-CEAD

Coordenação do curso de Filosofia/EaD

Rua Olavo Bilac,1148-Centro Sul

CEP: 64280-001

A política de Maquiavel segundo sua obra O Príncipe

KÁTIA LEILA DE SOUSA VIEIRA

SIMPLÍCIO MENDES/ 2015


[pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

Centro de Educação Aberta e a Distância-CEAD

Coordenação do curso de Filosofia/EaD

Rua Olavo Bilac,1148-Centro Sul

CEP: 64280-001

A política de Maquiavel segundo sua obra O Príncipe

KÁTIA LEILA DE SOUSA VIEIRA

[pic 3]

SIMPLÍCIO MENDES/2015

1-INTRODUÇÃO__________________________________________ 04

2-TEMA/ PROBLEMA DE PESQUISA/ JUSTIFICATIVA_______ 05

3-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/ HIPÓTESE _______________  08

4-OBJETIVOS____________________________________________  17

  1. Geral_________________________________________________    17
  2. Específicos_____________________________________________   17

5-METODOLOGIA________________________________________  18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1-INTRODUÇÃO

O Príncipe (em italiano, Il Principe) é um livro escrito por Nicolau Maquiavel no ano de 1513, porém a primeira edição foi somente publicada postumamente, em 1532. Abrindo portas para o humanismo cívico, levantando um diálogo político entre a burguesia e a realeza. Havendo indagações do poder absoluto dos reis (como os Médici, em Florência) almejando que um príncipe trouxesse estabilidade e defesa de sua cidade contra ataques vizinhos. O príncipe deve fazer bom uso de dois conceitos: a virtu e a fortuna. Virtu (virtude), mas não pode ser entendida como a virtude moral cristã que havia, que de alguma forma ainda há nos dias atuais. A virtu em Maquiavel expressa a capacidade do governante de se libertar dos seus princípios morais e éticos e agir conforme o que for necessário para a manutenção do Estado, e fazendo um bom uso da virtu ele dominará a fortuna com essa Virtù.  A Fortuna são várias conjunturas que cercar nossas ações e, de alguma maneira, podem determiná-las, impondo no mínimo o esforço de uma resposta eficaz.

Maquiavel conduz a sua obra (O Príncipe) visando o exercício do poder desse governante. O livro fomenta também sobre um dos tratados políticos mais fundamentais e elaborados pelo pensamento humano, ele faz considerações e recomenda aos governantes sobre a melhor forma de administrar, assim tendo papel importantíssimo na construção do conceito de Estado como modernamente conhecemos. A diferença entre Maquiavel e os demais cientistas naturais está no constrangimento imposto por suas ideias. Sua originalidade destaca-se pela forma como lidou com a moral na política, trazendo uma visão independente dos conceitos defendidos pela igreja.

O tratado político possui 26 capítulos, e, além disso, dedicou a Lourenço de Médici, e foi escrito com o objetivo de conquistar a confiança de Médici, sendo inseridas reflexões sobre o passado político, e adicionado conselhos e sugestões. São descritos nos capítulos 1 a 14, sobre os principais tipos de poder a monarquia e república. Em seguida, entre os capítulos 15 a 23, Maquiavel indaga a forma como um príncipe necessita se por tanto diante de seus súditos, como a forma de cuidar das suas finanças, e o que é mais importante é que o Príncipe não seja odiado ou desprezado; a liberalidade leva a uma dessas condições, e também mostra que amar vem de acordo com cada homem, mas o temor lhes é imposto; sendo assim o Príncipe deve fazer o uso do que lhe tem nas mãos, e não no que depende da vontade alheia. No capítulo 24, Maquiavel se utiliza do conceito de perda que os príncipes italianos tiveram em seus estados para evitar tal perda em um governo. Mesmo quando o Príncipe tem o povo do seu lado, ele não pode deixar ser derrubado esperando que o povo venha a reerguê-lo se levantando contra o dominado. No capítulo 25, Maquiavel fala que tudo que acontece com as pessoas é atribuído à nossa sorte, porém a metade de tudo isso nós podemos controlar, aconselhando nos sermos impetuoso e cauteloso com a sorte. No capítulo 26 e último ele fala sobre como tomar a Itália, expressando o seu anseio pela libertação da mesma. Baseado na obra foi feito uma pesquisa bibliográfica com intuito de exaltar não a obra em todo seu contexto, mas as melhores partes da obra, deixando para somente no final seja apresentado meu ponto de vista.

2-TEMA/ PROBLEMA DE PESQUISA/ JUSTIFICATIVA

 O presente estudo sobre a sua obra, O Príncipe de Maquiavel, foi feito no intuito de entender melhor a situação política da qual nós nos deparamos neste momento, pois Maquiavel foi um dos grandes pensadores políticos da história, e desenvolveu enorme importância para a sociedade renascentista e até hoje, continua sendo analisado. Tendo como eixo a análise do conteúdo da obra e a atualidade de suas instruções que abrange as questões políticas.

Tendo como foco a temática citada acima, Maquiavel elaborou tal obra em forma de tratado político, e tinha intenção de delinear a estrutura governamental de sua época. A política em Maquiavel identifica-se com a manutenção do poder, e a mesma é a esfera do poder por excelência, entrelaçando-se a realidade objetiva, com os reais problemas das relações entre os homens, passando a ser vista como uma técnica ao invés de prescritiva, com leis próprias, atinente ao cotidiano dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (285.2 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com