TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema das minorias

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

PROBLEMA DAS MINORIAIS

Fabiani Martendal

Professora - Rosane

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Serviço Social (SES0217) – Prática do Módulo I

13/12/2013

RESUMO

O presente trabalho visa comentar sobre a exclusão social, e a busca pelos direitos das minorias.

Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.

1 INTRODUÇÃO

O

2 DESENVOLVIMENTO

O termo exclusão social foi originado na França e está relacionado com pessoas ou grupo de pessoas desfavorecidas. É um tema da atualidade e pode designar desigualdade social, miséria, injustiça, exploração social e econômica, entre outros. São grupos que não participam do sistema, mas que sustentam a ordem econômica e social. Entre os excluídos estão às minorias étnicas, religiosa, idosos, mulheres, obesos, deficientes físicos e mentais, pobres.

Segundo Petter Mittler:

“A exclusão social começa muito cedo, muito antes de o bebê nascer. A exclusão social tem raízes na pobreza, na moradia inadequada, na doença crônica e no longo período de desemprego. ’’

A pobreza pode levar a uma situação de exclusão social, no entanto esses dois conceitos podem não estar ligados, pois um trabalhador de uma classe superior baixa pode ser pobre, mas estar integrado na sociedade. Deste modo, fatores/estados como a pobreza, desemprego ou emprego precário, mas minorias étnicas e culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente, mas, não é obrigatório que o sejam.

Segundo a Constituição Federativa do Brasil de 1988, Art 3º todo cidadão tem direito à:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Porém no Brasil a situação da desigualdade e exclusão social vem se agravando em quantidade e intensidade. Um exemplo muito forte dessa exclusão são as pessoas com deficiência mental e física, pois muitas delas não têm acesso aos seus direitos como educação, saúde, esporte, trabalho, cultura e locomoção.

Estamos vivendo num momento em que vários segmentos sociais estão lutando pelos seus direitos de inclusão na sociedade, leis já foram criadas, uma delas citada acima com intuito de ajudar as mesmas, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com