TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é potência?

Seminário: O que é potência?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

O que é potência?

Ter a capacidade de algo.

Pensar é ter a capacidade de refletir -> Refletir leva a questionar ->Questionar leva a atitudes críticas -> isso leva ao ser, ao eu -> fazem-nos pensar na família, sociedade e governo.

Característica da filosofia:

A) Visão de mundo;

B) Sabedoria de vida;

C) Esforço racional;

D) Fundamentação crítica.

“Não se aprende filosofia, se aprende a filosofar”. Kant

As filosofias do século 18, principalmente a do iluminismo, influência os novos pensadores do século 19. Nesse mesmo século, um movimento denominado romantismo buscou conciliar a racionalidade formal do passado com as emoções. Isso pode ser visto nas obras literárias, há emoções e uma dose de racionalidade, e não somente emoção, igualmente se tem quando se é jovem e faz poemas sem métricas, etc. é oposta ao realismo, que tinha como característica a denuncia das mazelas sociais.

Jeremy Bentham

Utilitarismo: Algumas das características do utilitatismo são:

Moralidade e ação: Não se interessa pela moralidade, e sim na ação.

Principio da agressão o Saldo: Se for necessário sacrificar algumas pessoas para o bem estar da maioria, está ação é boa.

Marxismo

é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels

Defende a ideias de um estado, que não seria um estado pq não existiria estado no comunismo, que foi influenciado por Karls Marx; Defende a ideia de igualdade, o trabalho seria para o bem estar geral , e não para si próprio como ocorre no capitalismo. Também defende a ideia de um local sem hierarquia, sem classes sociais. Tudo seria decidido democraticamente, com a participação de todos.

Pragmatismo

Para o pragmatismo estudo só se justifica caso tenha alguma utilidade social, mesmo que a longo prazo, mas dando preferência ao que tiver utilidade imediata. E, ao mesmo tempo, defende que uma teoria só pode ser comprovada pelas suas evidências práticas, tendo assim semelhanças com o empirismo.

atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas.

Um outro exemplo de pragmatismo:

uma religião só é boa quando tiver como consequência indivíduos mais generosos, pacíficos e felizes. O que torna verdadeira a afirmação de que ela é boa são suas consequências. E a filosofia deve estudar o que faz gerar essas consequências e como usá-las para tornar a sociedade um lugar melhor. William James e Francis Schaeffer

Idealismo aleão

Defende a teoria de que conhecemos apenas as nossas ideias, a representação do mundo e a nossa consciência. hegel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com