TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sociologia?

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE SOBRE O TEXTO: O QUE É SOCIOLOGIA

(Obs: A Atividade pode ser feita individualmente ou em dupla. Cada grupo deve entregar um única cópia do trabalho)

01) Quais os principais fatores que, segundo Carlos Martins, contribuíram para o surgimento da sociologia? Explique em que medida esses fatores influenciaram o desenvolvimento desse campo de conhecimento.

02) Segundo o autor, como os filósofos iluministas concebiam a sociedade de sua época? Quais eram os objetivos desses filósofos?

03) Segundo o autor, quais foram as consequências do crescente processo de racionalização da vida no contexto histórico do século XVIII e XIX?

04) Qual a crença que guiava (ou orientava) os pensadores denominados de Profetas do passado? Explique.

05) Explique porque a filosofia iluminista foi considerada por August Comte, pai do positivismo, como sendo uma filosofia negativista.

06) Segundo o autor, citando afirmação de Durkheim,  esta nova ciência, a Sociologia, surge com interesses práticos e não "como que por encanto", como certa vez afirmara. Quais são então os interesses práticos dessa nova ciência? Isto é, quais os objetivos dessa nova ciência? Explique.

07) Conforme o autor apresenta no Texto, a afirmação e a constituição da sociologia enquanto ciência vai se realizar especialmente através do trabalho e esforço de filósofos positivistas francês. E entre os autores positivistas, o autor destaca Saint-Simon, Auguste Comte e Emile Durkkheim, cujas idéias foram fundamentais para o estabelecimento da Sociologia como uma ciência, com método e objetos próprios. Explique, de forma sintética, a evolução das ideias desses autores, até levar à instituição dessa ciência.

08) Pesquise e explique em que medida o positivismo influenciou na formação e criação da República Federativa do Brasil. Em que símbolo da nossa República essa influência foi explicitada? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com